Carnaubal: Ematerce reúne-se com extensionistas e comunidades sobre turismo rural

17 de janeiro de 2020 - 11:20 # # #

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), por intermédio da responsável pelo Projeto Turismo Rural na Agricultura Familiar, Psicóloga Fernanda Aquino, da Gerência de Apoio Técnico da empresa, em Fortaleza-CE, reuniu-se, nesta semana, com representantes da Comunidade Baixa do Cedro, no município de Carnaubal, com vistas a dialogar, sobre as atividades do Projeto de Turismo Rural Sustentável, no tocante ao Edital Fundeci/Banco do Nordeste do Brasil. A reunião contou com a participação efetiva dos extensionistas da Ematerce, lotados nos escritórios de São Benedito, Tianguá e do Posto Avançado do município de Carnaubal.

 Ao centro da mesa, Fernanda Aquino coordena a reunião com extensionistas e representantes das comunidades assistidas pela Ematerce.

De acordo com Fernanda esta modalidade de turismo caracteriza-se pela utilização das atividades produtivas do empreendimento rural, como o principal atrativo turístico, sob a forma de demonstrações, explicações e vivências das técnicas, utilizadas pelos agricultores familiares, em que o turista pode também interagir, fazendo parte do processo. São atividades em pomares, hortas orgânicas, mandalas, criação de alguns animais, áreas cultivadas, quintais produtivos, apiários, engenhos etc.

Uma forma correta de divulgar atrativos do denominado turismo rural na agricultura familiar.

Na cartilha Turismo Rural na Agricultura Familiar, editada pela Ematerce, está escrito existirem também algumas atividades de lazer, associadas às práticas do mundo rural, como a pesca, a cavalgada, a vaquejada, passeios de barco e de passeio de carroça, caminhada em trilhas ecológicas, banhos em rios, açudes e cachoeiras, dentre outras. Importante salientar que fazer turismo rural é uma forma de valorização do tradicional, um respeito e um compartilhamento do seu modo de vida simples.

Visitar locais de plantio de diversas lavouras é um interessante atrativo para turistas, sobretudo para quem nasceu e vive nas metrópoles.

Acrescente-se, conforme o Manual de Irradiação de Tecnologias, da Ematerce, de autoria do Engenheiro Agrônomo Nizomar Falcão Bezerra, o desenvolvimento do turismo rural possibilita, não apenas a valorização dos aspectos naturais, culturais e produtivos das comunidades, bem como dos residentes, no entorno, pela irradiação dos saberes e a recuperação e conservação da economia microrregional, a fixação do homem, principalmente, os jovens, estimulados a emigrarem, devido à falta de oportunidades no ambiente onde vivem.