Diretoria da Ematerce discute acordo de cooperação técnica com IFCE
31 de janeiro de 2020 - 10:08 #IFCE
Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br - fotos: Aécio Santiago
Reunidos nesta quinta-feira (30), no gabinete da presidência da Ematerce, diretores e representantes do Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), discutiram a ideia de construir um acordo de cooperação técnica para que o IFCE desenvolva para a Ematerce uma solução tecnológica para facilitar os processo de comercialização dos agricultores familiares, na perspectiva da filosofia do Locavorismo.
O projeto de Marketplace e Rastreabilidade proposto pelo técnico Nizomar Falcão trata-se da primeira iniciativa, original e inovadora, para que a Ematerce adquira expertise no campo da inteligência artificial. Esse projeto vem atender uma necessidade premente dos produtores rurais criada com o advento da Instrução Normativa nº 2 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em associação com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (ANVISA), que promove uma verdadeira revolução na comercialização de produtos agropecuários e será aplicada em todo o território nacional.
Além do presidente e diretor da Ematerce, Antônio Amorim e Itamar Lemos, respectivamente, participaram do encontro o pró-Reitor do IFCE José Wally Mendonça Menezes, o engenheiro Nizomar Falcão, Itamar Teixeira e Tarciso Coelho.
Os procedimentos serão aplicados em diferentes grupos de alimentos nos prazos de 180, 360 e 720 dias, a partir da data da publicação da presente instrução. Na mesma linha de fiscalização da produção agropecuária, foi aprovada, também, a Lei cearense nº 17.172/2020 que dispõe sobre a inspeção sanitária de produtos de origem animal e regulamenta o sistema de inspeção estadual (SIE).