Ematerce Divulga Ações Extensionistas Realizadas em 2019.

4 de fevereiro de 2020 - 09:43 # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Ascom da Ematerce e Escritórios da Ematerce

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), empresa do Governo do Estado, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), no ano de 2019, executou uma série de ações extensionistas no campo. Orientou e assistiu agricultores, com ênfase nos agricultores familiares, objetivando melhorias em suas condições de vida e de suas famílias.

Sendo um órgão estadual público de assistência Técnica e Extensão Rural, assistiu um público-alvo, composto por 150.315 mil agricultores (orientados) e 40.171 (assistidos), sem repetição, com o objetivo de produzir alimentos de qualidade, porém com a preservação do ´Meio Ambiente, contribuindo para o aumento da produção, da produtividade das lavouras, da pecuária e da renda líquida dos agropecuaristas.

A Ematerce está presente, nos 184 municípios do Ceará, mediante a atuação de 18 escritórios regionais, 71 locais e 98 postos avançados, 3 centros de treinamento: o Cetrex, no distrito de Capuan, município de Caucaia-CE; a Fazenda Normal, no distrito de Uruquê, em Quixeramobim-CE, e o Cetrema, em Milagres-CE. Em Fortaleza-CE, funciona o Centro Gerencial (Escritório Estadual), onde ficam a Diretoria Executiva, as Gerências de Programas e Projetos e de Apoio Técnico, com suas Assessorias, as Unidades de Apoio Administrativo e a Comunicação e Ouvidoria, dentre outros setores técnico-administrativo.

Importante destacar que o foco das ações extensionistas é na Agricultura Familiar, com a implementação das Políticas Públicas Federal, Estadual e Municipal. A Ematerce executa, ainda, programas e projetos agropecuários, a exemplo da Cajucultura, Bovinocultura de Leite, Ovinocaprinocultura, Hora de Plantar, o Plantio de Culturas de Sequeiro e Irrigadas, Palma Forrageira, Hortifruticultura, Apicultura, Criação de Aves, Crédito Rural Orientado, Projeto Mandala, Convivência com o Semiárido, Vacinação contra Febre Aftosa, Cotonicultura, Mandiocultura, Milho Híbrido, Mecanização Agrícola, Pequena Irrigação, Exposições e Feiras Agropecuárias, Agroindústria, Agente Rural, e outros de cunho produtivo e social, visando proporcionar melhores condições de vida aos agricultores, para fixá-los em seus empreendimentos agropecuários.

Evidencie-se, ainda, que a Empresa firmou convênios com 10 Cooperativas de Agricultores Familiares; assistiu 699 Associações Comunitárias; 1.392 Grupos de Agricultores Familiares; elaborou 1.001 Diagnósticos Rurais; 1.181 Planos de Ação de Comunidade; fez 99.168 visitas técnicas de prestação de ATER; 8.612 reuniões, em campo; 2.176 demonstrações práticas; 517 instrumentos metodológicos (unidades de observação, demonstrativas, técnica demonstrativa e demonstrativa de resultados) e 30 dias de campos sobre várias culturas agrícolas e pecuárias.

Ematerce e SDA  são responsáveis pela difusão de novos clones de cajueiro, no estado do Ceará.

Cajucultura

o caju é um dos produtos agrícolas mais representativo, na economia do Estado, sendo de responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Ematerce a implantação de novos pomares e a melhoria produtiva dos existentes nas pequenas propriedades rurais. Em 2019, foram orientadas 2.122 famílias, numa área de 4.659 hectares, com produção de 1.072.384 quilos de castanha (produtividade de 288 quilos por hectare) e 8.505.007 quilos de pedúnculo de caju comum (produtividade de 2.288 quilos por hectare).

O Governo do Ceará, através da Ematerce, distribui mudas de cajueiros para pequenos cajucultores familiares, através do Programa Hora de Plantar.

Acrescente-se que, no mesmo ano, 1.722 agricultores familiares foram assistidos, na produção de cajueiro anão, numa área total de 3.276 hectares, produzindo 1.729.150 quilos de castanha (produtividade de 527 quilos/hectare) e 15.190.430 quilos de pedúnculos. Pelo programa do Governo do Estado “Hora de Plantar”, foram distribuídas 398.924 mudas de cajueiro anão.

O Turismo Rural é uma atividade incentivada pela Ematerce , nas pequenas propriedades, visando o aumento da renda da unidade familiar.

Turismo Rural, Artesanato e Feiras

A Ematerce, em 2019, trabalhou em várias atividades não agrícolas com pequenos e médios agricultores rurais e suas famílias. Dentre elas, podemos destacar o Turismo Rural e o Artesanato que agregam valores à produção agrícola e, consequentemente, a melhoria de renda das famílias envolvidas. Essas atividades utilizam, como matéria-prima, materiais oriundos da produção agropecuária .

No artesanato, a Ematerce, em 2019, assistiu 492 famílias, residentes em 25 municípios, com 148.390 peças produzidas e a obtenção de 58 Carteiras Nacionais do Artesão. A Ematerce mantém parceria com a Central de Artesanato do Estado (Ceatr), permitindo a isenção do ICMS na comercialização das peças produzidas.

Na atividade Turismo Rural, a Ematerce atendeu 25 famílias, a 4 unidades gastronômicas e a 01 trilha ecológica, na região de Santana do Cariri, conduzidas por 20 agricultores familiares. A Ematerce participou, ainda, de 122 feiras agropecuárias, realizadas, anualmente, em 119 municípios e 912 feiras semanais de venda de produtos hortigranjeiros, em 19 municípios.

Os técnicos da Ematerce incentivam o uso da irrigação nas pequenas propriedades rurais.

Irrigação

O Programa de Irrigação na Agricultura Familiar (PIAF) simboliza o compromisso da Ematerce com aqueles que mais precisam e que mais trabalham, para produzir alimentos, destinados à população cearense, ou seja, o agricultor de base familiar. O agricultor familiar ocupa, atualmente, papel decisivo, na cadeia produtiva, que abastece o mercado cearense. Com assistência técnica e extensão rural e melhores condições de crédito aos agricultores familiares, essenciais para ampliação de mercados institucionais de aquisição de alimentos, para merenda escolar, por exemplo, a Agricultura Familiar irrigada cearense segue, estruturando-se e, com investimentos crescentes, voltados à ampliação do mercado.

Em 2019, foi prestada assistência técnica e extensão Rural (Ater), de forma continuada, pela Ematerce, a 4.200 agricultores familiares, em 2.820,93 hectares irrigados, com produtos saudáveis, qualidade nutritiva e fitossanitária, que chegaram à mesa de grande parte dos cearenses. Produtos da fruticultura irrigada, como: acerola, banana, goiaba, coco verde, mamão, manga, maracujá, uva, limão, laranja, tangerina e outros, bem como da olericultura, beterraba, folhosas, pimentão, abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, cenoura, chuchu, couve-flor, maxixe, melancia, pepino, repolho, tomate, arroz, feijão e milho são acompanhados, sistematicamente, para que as intercorrências sejam mitigadas.

Podem ser destacadas outras realizações, como: 98 outorgas requeridas, 67 outorgas concedidas e 553 projetos elaborados.

O Projeto Irrigação na Minha Propriedade (PIMP) é o apoio do governo, para que os agricultores familiares possam estruturar-se, para garantir segurança alimentar e nutricional para suas famílias e rebanhos. Foram atendidos 173 produtores, que estão aproveitando esse equipamento para produção de alimentos. A prioridade é o abastecimento familiar; todavia, muitos dos beneficiários estão comercializando o excedente, principalmente, com cheiro-verde (coentro e cebolinha). Isto tem sido suficiente, para que as famílias comecem a se estruturar, produtiva e comercialmente, gerando oportunidades no período, onde não ocorrem chuvas para as atividades de sequeiro.

Feiras da Agricultura Familiar vendem produtos orgânicos direto do produtor para a população urbana de vários municipios.

Agricultura Orgânica

A agricultura Orgânica é de todos os setores da economia a que tem maior relação com o Meio Ambiente. Dentre outros aspectos, a Agricultura Orgânica busca sistematizar os manejos, nos sistemas agrícolas, que promovam o desenvolvimento de produtos de qualidade, livres de agrotóxicos e dentro dos padrões de segurança alimentar.

A Ematerce, em 2019, assistiu 26 famílias, que produzem olerícolas orgânicas, em 13,1 hectares. Nos municípios de Caucaia, Palmácia, Piquet Carneiro, foi emitida a certificação a 64 agricultores e encontram-se em processos de certificações outras 47 famílias rurais, nos municípios de Campos Sales, Salitre, Mulungu e Irauçuba.

Destaque da Ematerce nas Experiências Exitosas é o trabalho de organização comunitária na Comunidade Lagoa de Dentro, em Itapipoca-CE

Experiências Exitosas

Nos dias 3 e 4 de dezembro de 2019, datas em que se comemoraram os 20 anos do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural – CEDR – aconteceu, no Centro de Treinamento e Extensão Rural, em Caucaia-CE, o Seminário “Construindo Autonomia e Qualidade de Vida no Meio Rural – Diálogo da ATER com as Famílias dos Agricultores Familiares”. O CEDR, ligado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) congrega 28 das 32 entidades públicas e privadas, que atuam na assistência técnica e extensão rural do Ceará. Durante o evento, foram apresentadas e discutidas, com cerca de 120 participantes do Seminário, as 16 experiências exitosas, existentes, em igual número de comunidades rurais, assistidas por essas entidades.

Destaque nas Experiências Exitosas é o trabalho de recuperação do solo na Comunidade Mandacaru, em Irauçuba-CE.

Ressalte-se que, das 16 experiências exitosas, escolhidas pelo CEDR, para serem apresentadas e discutidas, durante o Seminário, destacouse a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) que contribuiu com 4 experiências, contemplando os 4 eixos produtivos – Organização Comunitária (Comunidade Lagoa de Dentro em Itapipoca-CE), Comercialização e Comércio Solidário (Feira de Produtos da Agricultura Familiar- FEPAF- Crato-CE), Convivência com o Semiárido (Comunidade Mandacaru, Irauçuba-CE) e Produção Agrícola e Pecuária (Cooperativa Agropecuária dos Produtores Orgânicos da Ibiapaba – COAPOI – São Benedito-CE).

Plantio de Açai no sitio Nossa Senhora de Fátima, em Quixeré-CE, para produção de polpa.

Cultura Exótica

No Estado do Ceará, em Quixeré-CE, município localizado a 200 quilômetros de Fortaleza, na região do Médio Jaguaribe, em pleno semiárido nordestino, no sítio Nossa Senhora de Fátima, de propriedade do casal Francisco Weligton e Maria de Fátima Rodrigues, foi implantado um projeto, inédito no Ceará, de plantio, cultivo e produção de polpa de Açaí, englobando toda a cadeia produtiva e agregando valores ao produto. Na propriedade, foram plantadas, há três anos, 60 mudas de açaí, vindas da cidade de Paragominas-PA, trazidas pelo irmão de D. Fátima, Valdeci Alves, sendo que, hoje, através de novos plantios e replantio, já são 350 plantas em plena produção.

O investimento, feito pelos proprietários, com orientação da Ematerce, foi em torno de R$ 20.000,00, com recursos próprios, utilizados no plantio das mudas de açaí e na montagem de uma miniagroindústria para beneficiamento do produto em polpa e deixando-a de acordo com as normas de certificação do Mapa.

Técnicos da Ematerce, da Secretaria Municipal de Agricultura de Quixeré-CE e o agricultor Francisco Weligton e sua esposa Maria de Fátima Rodrigues, na fabrica de polpa de Açaí.

Atualmente, a produção média de Açaí é de 180 quilos/mês, que é transformada em 75 quilos de polpa, vendida, no mercado informal da região, ao preço de R$ 20,00 o quilo. A partir do próximo mês, a agroindústria já poderá repassar sua produção para o mercado formal (supermercados e lanchonetes), como, também, participar de licitações, para venda à merenda escolar, através dos Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE- por exemplo, isso porque o produto já está Certificado, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa – disse o assessor técnico da Secretaria Municipal de Agricultura de Quixeré-CE, João Luiz Coelho.

Anel de Contorno em projeto de conservação de solo, na comunidade São Domingos, em Sobral-CE.

Convivência com o Semiárido

Os principais fatores que limitam a estabilização da produção agrícola estão associados, diretamente, à instabilidade do clima e ao manejo inadequado dos solos, que, em geral, se apresentam rasos, erodidos e compactados, acarretando baixa capacidade de retenção de água.

Ante o exposto, a Ematerce, em 2019, atuou, fortemente, em ações, visando à implementação de tecnologias alternativas de convivência com o semiárido, utilizando práticas conservacionistas de manejo de solo e água e adequação ambiental. Nas práticas agrícolas de manejo de solo e água, foram atendidos 19.392 Agricultores Familiares, sendo que 385 em mecanização agrícola, 15.105 em práticas edáficas/vegetativas e 3.902 em transições agroecológicas. Nos itens transição agroecológica e adequação ambiental, constam a implantação e assistência a 1.235 quintais produtivos; produção de 748.394 quilos de compostagem; distribuídos 80 kits de irrigação em pequenas propriedades familiares; assistência a 15.730 cisternas e proteção a 1.321 fontes de água.

Placas para produção de energia fotovoltaica utilizada na produção de peixe.

Energia Fotovoltaica e Peixe

A ideia surgiu da necessidade da produção de tilápias, em tanques de ferrocimento, para atendimento da demanda dos frequentadores da Feira de Produtos da Agricultura Familiar – Fepaf – no Crato-CE. A iniciativa, com intervenção da equipe técnica da Ematerce, escritório do Crato-CE, objetivou sensibilizar as famílias dos agricultores, para a produção de peixe, com o uso da energia solar e reúso de águas, na produção de hortaliças. O projeto iniciou-se, em 2018, com recursos do Fundo Estadual para Desenvolvimento da Agricultura Familiar – FEDAF – gerenciado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

A Ematerce atuou, com o grupo de agricultores e agricultoras, residentes nos Sítios Bebê da Nova e Corujas, distrito do Belmonte, tendo como objetivo principal a junção de agricultores, que, anteriomente, produziam, de forma isolada, com dificuldades de comercialização de seus produtos, para uma visão, de maneira compartilhada, por meio de um grupo de expositores, em forma de feira, agregando valores aos produtos e direcionados para o público consumidor urbano. Coube à Ematerce a elaboração dos projetos técnicos, para pleitearem recursos no Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar- Fedaf – com a aceitação e aprovação inicial de duas famílias, no montante de R$ 81.343,20, para implementação do projeto de piscicultura, incluindo geração de energia solar, piscicultura intensiva em tanques e equipamentos de irrigação. O agente financeiro, repassador de recursos financeiros, para o projeto, é o Banco do Nordeste do Brasil, agência do Crato-CE.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, em 2019, assistiu 649 apicultores familiares, num espelho de água de 926,6 hectares. Criatórios de peixe, em tanques, totalizam 36 agricultores em 13,86 hectares.

Reunião entre técnicos da Ematerce e sócios da Cooperativa de São Benedito-CE.

Cooperativismo

A Ematerce e a Organização das Cooperativas do Brasil – OCB-CE – firmaram parceria, objetivando a prestação de assistência técnica e extensão Rural – ATER- aos cooperados de 10 cooperativas agropecuárias do Ceará, com cerca de 1.261 associados. No ano de 2019, além da assistência técnica aos cooperados, os gestores dos empreendimentos receberam capacitações em gestão e foram orientados e inseridos nas políticas de comercialização do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.



Cooperativa Agrícola  de Trairi-CE, recebendo produtos de associados para serem fornecidos aos programas de merenda escolar do município.

Por meio do Termo de Parceria Ematerce/OCB-CE, foram ministrados 18 cursos, sobre Cooperativismo, em 03 módulos: I – Conhecendo a Empresa Cooperativa; II – Vivenciando o Cooperativismo e III – Organização Social da Cooperativa – Hierarquia e Competência. As capacitações foram realizadas nas comunidades, onde se encontram os NIT’s – Núcleo de Irradiação de Tecnologias. Foram capacitados 200 agricultores e 100 técnicos nas 18 regionais da Ematerce.

Em 2019, o Instrumento de Parceria, assinado com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural -ANATER – passou por uma repactuação, quando foram reduzidos, em mais de 50%, os recursos financeiros; no entanto, foram mantidos os 24 empreendimentos da Agricultura Familiar beneficiadas, 2 associações e 22 cooperativas.