Santana do Cariri: Ematerce promove Intercâmbio Técnico ao Assentamento Ventura

7 de fevereiro de 2020 - 11:10 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Ematerce, por intermédio do escritório regional do Crato-CE e o posto avançado de Jardim-CE, promoveu um Intercâmbio Técnico, ao assentamento Ventura, em Santana do Cariri, no dia 6 de janeiro de 2020, para 16 famílias da comunidade Serra da Boca da Mata, residentes no município de Jardim, onde a Mandiocultura, variedades de Cambadinha e Pretinha, bastante produtivas, é explorada, para a produção de goma e farinha, nos municípios de Jardim e Santana do Cariri.

Segundo a extensionista Maria Edna, o objetivo do Intercâmbio foi levar as famílias da Serra Boca da Mata (município de Jardim), para conhecerem uma moderna casa de farinha, com equipamentos adequados, para melhor processamento da raiz (goma e farinha); conhecer o associativismo, a forma de organização das famílias, no uso da casa de farinha. Ponto importante, também, foi verificar a comercialização dos produtos, sem a figura do atravessador, mediante a venda direta.

Acrescentou Edna que, durante a avaliação, as famílias agradeceram a iniciativa da Ematerce e falaram da importância do intercâmbio. Afirmaram, ainda, que pretendem adquirir novos equipamentos, fortalecer mais a união das famílias, para conseguir, por meio das políticas públicas, uma moderna casa de farinha comunitária. Do evento, participaram três assessores regionais, a coordenadora do posto avançado de Jardim, o gerente local de Santana do Cariri, o coordenador do posto avançado de Altaneira e técnicos-bolsistas.