Quixeramobim: Ematerce participa de Seminário sobre Palma Forrageira

11 de fevereiro de 2020 - 14:52 # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A gerente da Fazenda Normal, de propriedade da Ematerce, no município de Quixeramobim-CE, Evanira Fraga, participou, na manhã desta terça-feira (11/02/20, de um seminário sobre Palma Forrageira, no auditório do Sebrae-local, ministrado por Márcio Peixoto, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará. O evento contou com 90 participantes, dentre representantes da Ematerce, da Secretaria de Agricultura do Município, do Sebrae-Quixeramobim, Iarte, Sindicatos Rurais e produtores de leite da região.

 

Segundo Evanira, no decorrer do seminário, foram abordados o planejamento, a gestão, a capacitação, o cultivo, a colheita e as variedades de palmas, que mais se adaptam ao solo de Quixeramobim, a exemplo da denominada Orelha de Elefante Mexicana.

Um pouco sobre Palma Forrageira 

Em consulta à Internet, um texto registra que a Palma Forrageira, sem espinho, é uma cactácea cultivada, para a alimentação animal, nas regiões semiáridas do Nordeste brasileiro, com umidade relativa de 50% e precipitação anual de 400 mm a 800 mm. É pouco exigente em fertilidade do solo, mas não prospera em solos arenosos, pouco profundos ou sujeitos a alagamento. A riqueza em água (cerca de 90% da matéria verde) é uma característica importante nas regiões sujeitas a secas prolongadas, como o Nordeste. Dependendo da categoria animal (novo ou adulto), o consumo de palma pode variar de 20 kg/cab./dia a 50 kg/cab./dia.

No Nordeste, são encontrados três tipos, que se distinguem pelo tamanho de seus artículos ou raquetes: Palma Gigante (Opuntia ficus indica), com raquetes de formato oval, medindo até 50 cm de comprimento. A Palma Redonda (Opuntia sp.), com raquetes de forma arredondada e 40 cm de comprimento. A Palma Miúda (Napolea cochenilifera), com raquetes alongadas, medindo 25 cm de comprimento. Esta é menos resistente à seca, mas é a mais palatável e nutritiva.