Ematerce planeja ações do Projeto Dom Hélder Câmara para os Sertões de Canindé

19 de fevereiro de 2020 - 15:02 # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicacão Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

Com a participação do presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, do coordenador estadual do Projeto Dom Hélder Câmara, Marcondes Oliveira, do gerente regional dos Sertões de Canindé, Onésimo Pereira Lima, e dos técnicos que acompanham mencionado projeto, a empresa realizou, na cidade de Canindé-CE, uma reunião, com vistas ao planejamento das ações, no exercício de 2020, do Projeto Dom Hélder Câmara.

Legenda: À direita da foto (camisa azul), o presidente da Ematerce participa do planejamento das ações do Projeto Dom Hélder Câmara.

Ressalte-se que o Projeto Dom Hélder Câmara é da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), com recursos financeiros, provenientes do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário (FIDA). Os recursos são repassados aos executores do Projeto pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), sediada em Brasília-DF.

Destaque-se que o principal objetivo da reunião é assegurar oportunidades de integração econômica e social, para os agricultores familiares e beneficiários de crédito fundiário, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), para o apoio à capacitação tecnológica e gerencial, em bases sustentáveis, incentivos e fomento para a instalação de unidades produtivas, na busca de resultados, contribuindo, assim, para o resgate da cidadania e a melhoria das condições de vida dos beneficiários.

Legenda: Marcondes Oliveira, coordenador estadual, no âmbito da Ematerce, do Projeto Dom Hélder Câmara, fala sobre a importância do planejamento das ações extensionistas a serem executadas no exercício de 2020.

DOM HÉLDER NO ÂMBITO DA EMATERCE

No Estado do Ceará, a Ematerce é responsável pela prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural a 5.344 (I) e 297 (II), totalizando 5.641 beneficiados, pelo Projeto Dom Hélder Câmara, com uma equipe técnica, composta por 88 técnicos, atuando em 85 municípios do Estado, mediante convênio, celebrado entre a Ematerce e a Anater e gestores do projeto no Estado.

Frise-se que, com o irrestrito apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), compete à Ematerce mobilizar os participantes, para eventos do projeto, realizar cadastro dos agricultores familiares, construir plano de trabalho com as famílias, identificar unidades de referência, atividades de Ater individuais, dentre outras ações. Em 2019, a Ematerce atingiu 100% das metas previstas, tais como: cadastros, 5.344 ; aplicação de diagnósticos, 2.672; planos de trabalho com famílias para projetos produtivos, 1.018; identificação de unidades de referências, 71; visitas técnicas, 5.344.