Cariri Central: Ematerce realiza visita a beneficiários do crédito fundiário

26 de fevereiro de 2020 - 16:23 # # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Emabile Sampaio

Técnicos da Ematerce do Cariri Central, juntamente com o gerente do Banco do Nordeste, Samuel Sá Barreto Andrade, estiveram no sítio Canário, Distrito Barreiro do Jorge no município de Farias Brito, visitando duas famílias que integram associação, para verificar a aplicação de recursos do Programa Nacional de Credito Fundiário, em 16,4 hectares da propriedade do agricultor José Fernandes de Lima, que teve o financiamento da terra e da atividade para cerca, galpão das galinhas e gado, no valor de R$44.000,00.

O crédito fundiário contempla investimentos em infraestrutura básica e produtiva, aquisição de imóveis rurais com benfeitorias já existentes, incluindo custos com impostos, taxas e despesas cartorárias de transação e do registro do imóvel rural financiado, despesas topográficas referentes à demarcação da terra, quando necessária.

José Fernandes de Lima era morador da terra e com o falecimento dos proprietários, os herdeiros colocaram o sítio à venda. Ele trabalhava como vaqueiro e embora não houvesse consenso para venda da propriedade para ele, finalmente com a ajuda da Ematerce através do técnico Dácio Pinheiro Carvalho, a negociação realizou-se com pleno êxito.

Crescimento

Atualmente, a família detém três vacas leiteiras com uma media de 30 litros de leite diários, vendendo o leite na comunidade local a R$ 2,50/L, obtendo uma renda de R$ 18.900,00 no período de nove meses. A família também se dedica a atividade da avicultura, com 200 cabeças de galinhas e uma área de um hectare de palma forrageira para auxiliar na alimentação dos animais. Essas atividades têm possibilitado uma melhoria significativa na vida dessas pessoas, que são assistidas pela Ematerce, garantindo uma continuidade no desenvolvimento sócio econômico e produtivo dos produtores.

A visita contou com as participações do técnico da Ematerce responsável pelo crédito fundiário, Dácio Pinheiro Carvalho, o gerente do BNB, Samuel Sá Barreto Andrade, Francisco Antônio Porto de Carvalho, gerente do escritório da Ematerce Crato e posto de Farias Brito, Hernane Alves da Rocha, assessor regional da Ematerce e Emábile Sampaio de Carvalho, agente de Ater da Ematerce, regional Crato.

Fonte: Emabile Sampaio (Ematerce Cariri Central)