Fórum de Bacias homenageia gerente da Ematerce de Jaguaribe

28 de fevereiro de 2020 - 10:36 # # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Aécio Santiago

Em reunião ordinária realizada nesta quinta-feira (27), no Iracema Travel Hotel, o Núcleo Gestor do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH), através da sua coordenadoria geral, promoveu o Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas com o objetivo de convocar a junta eleitoral para assumir os trabalhos e conduzir o processo de eleição da nova direção do FCCBH, para o biênio 2020-2021. O evento vai até amanhã com a eleição da nova direção do fórum e apresentação do plano de metas para 2020.

Na ocasião, foi concedida a comenda Antônio Zaranza a várias personalidades e autoridades que atuaram junto ao comitê de bacias, entre eles o técnico agropecuário João Alves de Menezes (foto acima), atualmente gerente regional da Ematerce da Região do Médio Jaguaribe. Desde a fundação do Comitê de Bacias do Médio Jaguaribe, no ano de 1999 aos dias atuais, Menezes participa como membro efetivo e titular, sempre batalhando e defendendo o uso racional da água, além da preservação do meio ambiente. Menezes, como é conhecido por todos, é um profissional dedicado, incentivador da agricultura familiar e grande parceiro das instituições que buscam melhoria e fortalecimento da qualidade de vida dos agricultores.

Emocionado, Menezes agradeceu à família que o acompanhou em toda a sua trajetória, lembrou dos quase 42 anos de Ematerce e refoçou a importância da comenda. “Esse momento é muito especial para mim e uma honra. O trabalho junto ao comitê das bacias é gratificante”, destacou Menezes.

Representando a Ematerce, também esteve presente Rosângela Teixeira (foto abaixo), gerente local da Ematerce Cariús e presidente do Comitê da sub Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe.

João Alves de Menezes nasceu em Várzea Alegre/CE em 25 de Setembro de 1955. É casado com Maria das Candeias Lima de Menezes, com quem tem dois filhos (Rafaelle e Rafael) e, atualmente, dois netos (Luiz Felipe e Guilherme). Estudou na Escola Agrotécnica Federal do Crato, formando-se como Técnico em Agropecuária no ano de 1977.

Iniciou suas atividades profissionais na Ematerce em 01 de março de 1978, na cidade de Iracema/CE, exercendo a função de Extensionista Agrícola. Em janeiro de 1982, foi transferido para a cidade de Jaguaribe/CE, exercendo àquela mesma função. Em dezembro de 2005, foi nomeado Gerente Local da Ematerce de Jaguaribe/CE, permanecendo no cargo até julho de 2007.

Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas – Pauta

27/02/2020 (quinta-feira):
14h00min = Abertura
14h10min = Apresentação pela técnica da Funceme – Dra. Meiry Sacamoto
14h30min = Interação com a plateia.
15h10min = Inicio da entrega de comendas Antônio Zaranza (A ordem será por sorteio na hora)
16h00min = Coffee Break (Intervalo de 20 min)
16h20min = Continuação da entrega da Comenda Antônio Zaranza
18h00min = Se terminado (Encerramento), se não continuara ate a entrega da ultima.

28/02/2020 (sexta-feira):
08h00min = Acolhida
08h20mim =Clara Sales apresentará;
Planos e Metas para 2020
Avaliar junto a plenária o ENCOB 2019.
09h00min = A direção convocará a junta eleitoral para assumir os trabalhos e conduzir o processo de eleição da nova direção do FCCBH, para o biênio 2020-2021.
11h30min = Retorna-se para empossar os eleitos
12h00min = Almoço

Antonio Zaranza ocupava o cargo de superintendente das Bacias Interioranas da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH, e era um dos técnicos mais abalizados no setor de meteorologia e recursos hídricos do Estado do Ceará. Iniciou a
carreira pública em 1974 como chefe de missão em meteorologia e nucleação artificial na Fundação Cearense de Meteorologia e Nucleação (Funceme).

Ele nasceu em Aracati, transferindo-se cedo com a família para Fortaleza, onde estudou no Liceu no Ceará e Colégio Castelo Branco. Após a formatura em Geografia, iniciou a carreira profissional na Funceme, onde exerceu vários cargos de chefia na área de meteorologia e recursos hídricos.

Autor da monografia “A Gestão Participativa dos Recursos Hídricos e a Alocação Negociada de Água: Experiência na Bacia Hidrográfica no Rio Curu – Ceará”, na Universidade Estadual do Ceará – UECE. Participou de vários cursos e treinamentos em todo o Brasil dentro de sua área de atuação, dentre eles no Instituto Nacional de Pesquisa Especial (INPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Ciência e Tecnologia.

Faleceu em 2003 aos 55 anos de idade