Iguatu: Ematerce programa, neste mês, avaliações do Projeto PIMP

2 de março de 2020 - 15:36 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Ematerce, por intermédio do assessor estadual, Nizomar Falcão, lotado na Gerência de Apoio Técnico (Geate), promoverá uma reunião, nos dias 26 e 27 de março de 2020, no auditório do Regional Centro-Sul (Iguatu-CE), com gerentes regionais e extensionistas. Segundo Nizomar, cada gerente regional da Ematerce fará uma apresentação, com duração de 15 minutos, a respeito da situação, em que se encontra a prestação de assistência técnica e extensão rural (Ater), nos projetos implantados, e as dificuldades dos novos, tais como: outorgas, escavação das valas dos novos projetos, situação de pagamentos dos projetos implantados, em 2017, e entraves.

Informou, ainda, o assessor estadual que, no dia 27 de março, deste ano, haverá um Dia de Campo, no município de Quxelô-CE, com foco na Agricultura Irrigada, e com os “Kits” do PIMP. Lembra, outrossim, ser evento de muita importância, para os técnicos da Ematerce e os agricultores familiares, pois terão oportunidade de aumentar os conhecimentos em termos de pequena irrigação.

O PIMP

O Projeto de Irrigação na Minha Propriedade (PIMP), criado pela Lei Nº 16.035, de 20 de junho de 2016, tem o objetivo de fortalecer o negócio da Agricultura Familiar, por meio da facilitação do acesso de agricultores e jovens rurais a eficientes sistemas de irrigação – gotejamento – microaspersão. Para participar do projeto, os agricultores são obrigados a atender determinados critérios.

Citou Nizomar alguns dos requisitos, como: ser agricultor(a) familiar; ser proprietário ou possuir documento contratual da terra por, pelos menos, 10 anos; pertencer, preferencialmente, a associações ou cooperativas; possuir fonte de água segura e de qualidade durante todo o ano; possuir fonte de energia suficiente para utilização dos sistemas (quem não dispõe de energia pode usar diesel); apresentar análise dos solos da área a ser beneficiada; priorizar áreas de atuação intensiva da Ematerce; não possuir sistema de irrigação fixo; não ter pendências burocráticas (débitos fiscais, bancários legais ou jurídicas), além de aceitar e seguir as orientações técnicas, repassadas pela Ematerce e pelo Instituto Agropolos, dentre outras exigências.