Limoeiro do Norte: Ematerce aplica bioinseticida Bt em plantio de milho

4 de março de 2020 - 16:13 # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

Ematerce, escritório de Limoeiro do Norte-CE, com a finalidade de combater a Lagarta do Cartucho, no plantio de milho, numa área de um (1) hectare, fez, em 28 de fevereiro de 2020, a aplicação do bioinseticida (Bacillus thuringiensis-Bt), na propriedade do agricultor familiar, Domingos Paiva da Silva, localizada na comunidade de São Raimundo, no município de Limoeiro do Norte.

Legenda: O bioinseticida Bt, preparado e aplicado, de maneira correta, ajuda a combater a lagarta do cartucho no milho e em outras culturas. 

Segundo o gerente local, Antonio Oliveira, o Bt é distribuído aos agricultores e agricultoras, assistidos (as) pela Ematerce, com orientação técnica dos extensionistas. Trata-se do uso de uma solução concentrada da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt). Em outros municípios, esse bioinseticida apresenta resultados satisfatórios, no controle da lagarta do cartucho, não somente em milho, bem como em outras culturas, a exemplo de hortas.

Legenda:A maneira correta de o agricultor usar botas, calças compridas (jamais bermudas), camisa de mangas compridas, máscara e boné, quando for pulverizar as lavouras. 

Importante informar que o Bt é um produto, desenvolvido, em fase experimental pelo Laboratório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), porém distribuído aos agricultores e com aplicação acompanhada pelos técnicos da Emarterce.

.