Técnicos da Ematerce ministram curso sobre bioinseticida natural
4 de março de 2020 - 13:44 #Bioinseticida #palntio milho hibrido #SDA e Ematerce
Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório da Ematerce de Russas-CE
O produto bioinseticida Bt ( Bacillus thuringiensis), desenvolvido, em fase experimental, pelo Laboratório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com acompanhamento e distribuição da Ematerce, já se transformou no principal instrumento de combate à praga da Lagarta do Caturcho, que vem infestando as plantações de milho e outras culturas, no Estado do Ceará, informa o consultor técnico da SDA e professor da Universidade Federal do Ceará, Marcus Venicius Assunção. Disse ainda o professor Venicius que o programa do Governo do Ceará de distribuição de sementes “ Hora de Plantar”, distribuiu, em 43 municípios de todas regiões do estado, 5.648 doses de Bt que foram aplicadas em 5.648 hectares de milho de híbrido.
![]()
Produtores da comunidade Barro Vermelho em Russas-CE aprendem a aplicar bioinseticida no milho para combater pragas.
Na comunidade de Barro Vermelho em Russas, os técnicos da Ematerce dos escritórios de Russas-CE e Limoeiro do Norte-CE, José Eliciano, Edilmar Oliveira e Antônio Oliveira ministraram um curso sobre aplicação e manuseio de bioinseticida Bt. No evento foram abordadas as orientações e as práticas sobre aplicação e cuidados no manuseio do bioinseticida Bt (Bacillus thuringiensis).
Participaram do curso oito agricultores da comunidade Barro Vermelho que plantam juntos, 14 hectares de milho híbrido e que veem utilizando o bioinseticida natural com sucesso, no combate à lagarta do cartucho, quando detectada no início da infestação da praga
![]()
Outros três cursos sobre aplicação de Bt serão ministrados nas comunidades de Boa Vista e Lagoinha de Russas, atendendo a solicitação de agricultores familiares produtores de milho híbrido.