Técnicos da Ematerce ministram curso sobre bioinseticida natural

4 de março de 2020 - 13:44 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritório da Ematerce de Russas-CE

O produto bioinseticida Bt ( Bacillus thuringiensis), desenvolvido, em fase experimental, pelo Laboratório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com acompanhamento e distribuição da Ematerce, já se transformou no principal instrumento de combate à praga da Lagarta do Caturcho, que vem infestando as plantações de milho e outras culturas, no Estado do Ceará, informa o consultor técnico da SDA e professor da Universidade Federal do Ceará, Marcus Venicius Assunção. Disse ainda o professor Venicius que o programa do Governo do Ceará de distribuição de sementes “ Hora de Plantar”, distribuiu, em 43 municípios de todas regiões do estado, 5.648 doses de Bt que foram aplicadas em 5.648 hectares de milho de híbrido.

Produtores da comunidade Barro Vermelho em Russas-CE aprendem a aplicar bioinseticida no milho para combater pragas.

Na comunidade de Barro Vermelho em Russas, os técnicos da Ematerce dos escritórios de Russas-CE e Limoeiro do Norte-CE, José Eliciano, Edilmar Oliveira e Antônio Oliveira ministraram um curso sobre aplicação e manuseio de bioinseticida Bt. No evento foram abordadas as orientações e as práticas sobre aplicação e cuidados no manuseio do bioinseticida Bt (Bacillus thuringiensis).

Participaram do curso oito agricultores da comunidade Barro Vermelho que plantam juntos, 14 hectares de milho híbrido e que veem utilizando o bioinseticida natural com sucesso, no combate à lagarta do cartucho, quando detectada no início da infestação da praga

Outros três cursos sobre aplicação de Bt serão ministrados nas comunidades de Boa Vista e Lagoinha de Russas, atendendo a solicitação de agricultores familiares produtores de milho híbrido.