Ematerce distribui mudas de cajueiro em Santana do Acaraú-CE e Santa Quitéria-CE

13 de março de 2020 - 09:26 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: escritórios locais da Ematerce de Santana do Acaraú-CE e Santa Quitéria-CE

Técnicos da Ematerce do escritório local de Santana do Acaraú-CE distribuindo mudas de cajueiros do programa Hora de Planta.

A Ematerce de Santana do Acaraú-CE, distribuiu 1.600 mudas de cajueiros anão precoce, variedades BRS CCP-76 e BRS 226, e 50 mudas de acerola, nas comunidades de Lagoa do Serrote, Tangues, Dourado e Camará, recebidas do programa Hora de Plantar, do Governo do Estado e Secretaria de Desenvolvimento Agrário- SDA.

Os técnicos da Ematerce, João Lopes e Caio Vasconcelos, acompanharam o viveirista Edmundo Filho, para as primeiras entregas na comunidade Dourado, sendo beneficiado o agricultor, José Epitácio da Rocha, com 410 mudas que pretende ampliar a produção de doce de caju em potes e beneficiamento de castanha. A agroindústria foi financiada Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF.

Na comunidade de Camará, foram entregues 400 mudas de cajueiros ao Sr. Francisco Fagner Lopes, que possui uma agroindústria para a produção de doce de caju e cajuína e beneficiamento de castanha de caju, sendo a cajuína responsável pela maior receita. A agroindústria, foi financiada pelo PRONAF- Mais Alimentos, através Banco do Nordeste. Em 2019, foram produzidos cerca de 13 mil litros de cajuína, envasada em vasilhames de 1 litro, 500 ml e 295 ml comercializada, em média, a R$ 6,00/litro. O doce de caju com castanha obteve uma produção de 2 mil quilos, vendido em potes de 700g, por R$ 10,00 cada.

O Zootecnista da Ematerce Caio Vasconcelos, destaca a maneira eficiente no descarte do bagaço do pedúnculo do caju, após a retirada do suco, sendo este triturado, colocado para secar e, logo depois, feito o farelo para ser usado na alimentação dos bovinos da propriedade, em substituição ao milho em 30%, não apresentando perda produtiva e ainda reduzindo os custos com alimentação dos bovinos.

Santa Quitéria-CE.

A Ematerce de Santa Quitéria-CE, através do Programa “Hora de Plantar -2020”, iniciou a distribuição de mudas de cajueiro anão precoce dos clones CCP-76, CCP-09 e BRS 226, beneficiando 25 produtores, com 1.706 mudas, fortalecendo a iniciativa do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário- SDA – e Ematerce, na revitalização da cajucultura no Estado.

Técnicos da Ematerce de Santa Quitéria-Ce entregando mudas de cajueiros a produtores assistidos.

Além das 1.706 mudas de caju, o escritório local da Ematerce recebeu 444 mudas de aroeira e 400 de acerola. Na entrega das mudas, os produtores receberam orientações técnicas sobre a escolha do solo, espaçamento, época do plantio e preservação do meio ambiente, dentre outras recomendações. O gerente local da Ematerce de Santa Quitéria-CE, José Francisco de Paiva disse que, com a regularidade das chuvas e a umidade no solo adequada, os agricultores ficaram muito satisfeitos com a possibilidade de renovação dos seus pomares.