Frecheirinha: Ematerce realiza, em parceria, seminário sobre uso alternativo de solos

13 de março de 2020 - 09:57 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

O escritório da Ematerce, em Coreaú-CE, por intermédio do posto avançado de Frecheirinha, numa parceria com a Prefeitura, realizou, no dia 10 de março de 2020, na Câmara de Vereadores, um seminário, com foco no uso alternativo de solos. O evento objetivou esclarecer e debater, com agricultores de base familiar, o uso alternativo de solos, considerando existir desinformação a respeito do preparo de áreas, para plantio e formação de pastos, destinados aos animais.

Para o assessor regional, Jáder Albuquerque, o problema foi detectado, quando ele acompanhava o agente rural Marcelo Silva, na prestação de assistência técnica e extensão rural às famílias da comunidade Palmeiras, residentes no município de Frecheirinha.
Ao perceber a angústia das famílias, o assessor regional Jáder procurou o escritório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semace), em Sobral, em busca de soluções. Na oportunidade, o diretor dessa secretaria, Cleverson Caçula, articulou, de imediato, a realização de um seminário, sob a responsabilidade do engenheiro agrônomo Luiz Luranilson e do engenheiro florestal Geraldo Martins, além da analista Nágila, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Informou Jáder que, como encaminhamento do seminário, ficou acertado: 1 – demarcação das áreas de propriedade da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Ibiapaba, nas comunidades de Boa Vista, Palmeiras, Roça Velha, Coité, Machado e Tipizal. 2 – reunião dos órgãos ambientais, com as famílias das localidades, acima mencionadas, para prestarem informações, no tocante ao uso alternativo de solos. 3 – capacitação dos agricultores e técnicos do município, para utilização do sinaflor, cuja finalidade é controlar a origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais e integrar dados.

Presentes ao seminário, o secretário de Administração, Eudes Almeida, representando o Prefeito Municipal; a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; o presidente da Federação das Associações, Cosmo;, a chefe do escritório da Ematerce de Coreaú, Maria Edmátima Mendes Sousa, e o assessor regional Jáder Albuquerque.