Santana do Acaraú: Ematerce, Prefeitura e Senar-CE firmam parceria

17 de março de 2020 - 11:38 # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A equipe da Secretaria de Educação de Santana do Acaraú participou, no dia 13 de março de 2020, em Fortaleza, no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Senar-CE), com outras 46 instituições municipais, com o objetivo da apresentação e Adesão ao Programa Agrinho. Este programa integra temas, referentes à sociedade, com conteúdos programáticos do ano letivo, além de estimular uma competição saudável, no âmbito estadual, entre os alunos dos fundamentais I e II das escolas envolvidas.

A vinda deste programa para o município foi uma demanda enviada ao Senar, no inicio de fevereiro último, por intermédio do escritório local da Ematerce, com a prefeitura e o Sindicato Rural, visa levar conhecimento de práticas, de melhor uso e reaproveitamento dos recursos naturais, aos alunos, pais e professores da zona rural.

A Ematerce, no município de Santana do Acaraú, segundo informou o gerente Caio Vasconcelos, entende que, como órgão estadual, responsável pela assistência técnica e extensão rural (Ater), tem a obrigação, não, apenas, de desenvolver o setor rural, com capacitação e orientação técnica, mas também proporcionar a realização de campanhas, que promovam o conhecimento e a melhoria da dinâmica homem-campo, a qualidade de vida e a dignidade da população rural.

De acordo com a Secretária de Educação, Requixélia de Maria, serão atendidas 23 escolas, localizadas na zona rural, com 950 alunos (Fundamental I) e 929 alunos (Fundamental II), o que totaliza um público de quase 2.000 mil alunos, filhos de agricultores familiares, beneficiados por esta iniciativa. Por sua vez, a coordenadora municipal do Programa Agrinho, Herbênia Marques, falou sobre a oportunidade dos alunos, professores e escolas de concorrerem a prêmios, tais como: bicicletas, notebooks, computadores de mesa e diversos outros equipamentos, os quais são incentivos à educação e ao aprimoramento no desempenho escolar e profissional.

Segundo o técnico da Ematerce local, Zootecnista Caio Vasconcelos, a missão da empresa não se resume, apenas, em oferecer acompanhamento técnico aos agricultores familiares e produtores assistidos, bem como apresenta um compromisso de levar melhores condições, para que esse público consiga viver, de forma digna, e tenha acesso a recursos, considerados essenciais.