Covid-19: Emater e Anater reforçam medidas de segurança para agricultores familiares

1 de abril de 2020 - 12:20 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Em virtude da grande gravidade imposta pela contaminação do Corona Vírus-19 em todo o mundo e da necessidade de atender às recomendações, decretos e restrições para evitar a disseminação e o contágio da doença, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), vêm reforçar a importância do isolamento social e das medidas preventivas para as trabalhadoras e trabalhadores do campo. Confira a Cartilha da Anater no Link abaixo.

Cartilha de Orientação ao Agricultor Familiar – ANATER

O objetivo da Cartilha disponível no Link acima é consolidar as medidas preventivas e garantir a atividade essencial de produção e abastecimento alimentar, obedecendo todas as exigências impostas e recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Também visa manter das determinações impostas em decreto pelo Governo do Estado do Ceará, válidas até o dia 05 de abril, atento às restrições resguardadas apenas para os trabalhadores dos serviços essenciais como saúde, segurança, transporte e produção de alimentos e mantida a ordem de isolamento social, amplamente divulgadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja abaixo, também, dicas para o dia a dia dos trabalhadores do campo

Fique atento aos cuidados com produção e comercialização de alimentos

Na cartilha da Anater acima, o trabalhador rural e os profissionais envolvidos nessa atividade como caminhoneiros, ajudantes, feirantes, terão todos os detalhes de como manter as medidas de isolamento social e as atividades econômicas, sem o risco para a disseminação da doença.

Toda dúvida, procures os sites de órgãos oficiais e não dê atenção a notícias quando não souber a origem. Siga o site do Governo do Ceará com várias informações atualizadas www.ceara.gov.br