Diretoria solicita sugestões aos técnicos para atendimento on line aos agricultores
6 de abril de 2020 - 17:48 #Atendimento agricultores on line #ematerce #Realiza Videoconferência
Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217,7872
O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Antonio Rodrigues de Amorim, reuniu, nesta segunda-feira, 6 de janeiro de 2020, por meio de uma videoconferência, os diretores técnico e administrativo-financeiro, respectivamente Itamar Lemos Marques e Inácio Mariano Costa, os gerentes estaduais de Programas e Projetos e de Apoio Técnico, Antonio Tarciso Pinto e Cláudio Matoso, além do assessor estadual Sérgio Lima, da equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação e os assessores de comunicação social.
A reunião objetivou a apresentação de sugestões, para o atendimento on line aos agricultores familiares, público-alvo da Ematerce, haja vista que, por determinação governamental, devido à pandemia do Coronavírus, os servidores da empresa estão trabalhando, em casa, na prestação de assistência técnica e extensão rural a seu público-alvo em todo o território cearense.
Após serem dadas as sugestões, o presidente Amorim solicitou ao diretor técnico Itamar, que elaborasse um documento, endereçado aos servidores, (já enviado), socializando, assim, o que foi tratado na videoconferência. Em em conversa com o responsável pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação da empresa, Odair Oliveira, solicitou-lhe pesquisar um software, o qual permitisse apoiar e orientar os agricultores familiares nas ações extensionistas de campo. Informou, ainda, Amorim que Odair e sua equipe de trabalho, em resposta, disponibilizaram um “Chat”, ou seja, uma conversação em tempo real, para a troca de informações, entre extensionistas e agricultores, mediante um técnico de plantão, para atendimento, por meio da Internet.
Em seguida, acrescentou que será criado um grupo, pelo setor de informática da empresa, para tratar, exclusivamente, da comercialização de produtos agrícolas, cultivados pelos agricultores familiares, além da possibilidade de envolver as cooperativas, no processo, ou seja, as assistidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Mais Gestão, por meio de um Link, no site da Ematerce, para que as cooperativas possam colocar seus produtos, suas ofertas, preços e o modo de entrega.
Foi sugerida, também, a criação de uma estratégia operacional, por meio da qual, cada unidade da Ematerce possa ser um ponto de encontro e articulação entre os agricultores, associações, cooperativas (fornecedores), comerciantes e público, individualmente, (demandantes consumidores). Foi sugerido, ainda, criar mecanismos, a exemplo da ferramenta WhatsApp, os quais possam agilizar os processos de comunicação entre oferta e demanda.
Ficou acertado, igualmente, que a Assessoria de Comunicação apresentará estratégias de comunicação, visando atingir, de forma eficiente e eficaz, os objetivos propostos, de acordo com essa nova modalidade de atendimento ao público-alvo da Ematerce. Ao agradecer a participação dos presentes, Amorim, em nome da diretoria executiva, avisou que, na próxima quarta-feira, às 9 horas, será feita a socialização dessa plataforma, por vídeo conferência, com os gerentes regionais, ficando os contatos sob a responsabilidade do técnico Odair. Encerrando sua mensagem, destacou: “A Diretoria conta com a ajuda e a criatividade de todos para a superação desse momento difícil”.