Feira de Produtos da Agricultura Familiar no Crato celebra quatro anos de vida e superando crise de saúde

8 de abril de 2020 - 20:46 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br / fotos: Antônio Porto

Nesta quarta-feira (8) de abril de 2020, a tradicional Feira de Produtos da Agricultura Familiar (Fepaf), sediada e realizada no município do Crato (Região do Cariri) completa quatro anos de existência, embasada na produção de produtos sustentáveis, dentro de uma perspectiva agroecológica de produção. Na foto abaixo, produtores fizeram a primeira entrega em domicílio por conta da crise do Corona Vírus.

Ainda em 2016, a Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) aproximou-se da associação de produtores do Sítio Corujas e adjacências, num primeiro contato mantido com a então presidente da associação, a agricultura Cícera Edna, assistida pela empresa. Na ocasião, o gerente local da Ematerce Regional Crato Antônio Porto e a presidente da associação conversaram e acertaram detalhes prévios sobre a proposta: a produção de produtos sustentáveis em bases agroecológicas de produção, sendo dado como encaminhamento uma reunião na comunidade, iniciando-se o processo de formalização da feira.

Não existiam recursos financeiros prospectados para aquele momento, só muita disposição dos dois lados: do grupo de agricultores, colocando recursos próprios para os primeiros investimentos, e a Ematerce atuando com a assistência técnica e extensão rural, disponibilizando técnicos para essa proposta. A primeira edição da feira, segundo Antônio Porto, ocorreu no terraço da capela São José Operário, no distrito de Belmonte, como forma de empoderamento do grupo de agricultores que residiam nas adjacências.

Naquele ano, alguns parceiros contribuíram com suas ações, destacando-se a Secretaria de Meio Ambiente e a de Agricultura do Crato, a Cáritas Diocesana e o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato. A primeira edição foi um sucesso, pela abrangência das ações como roda de conversa sobre produção agroecológica, reunião com os feirantes pós-feira e análise e encaminhamento de ações. Nesta análise realizada pelo grupo da Fepaf, optou-se pelo atendimento urbano, incrementando uma parcela maior de clientes, consequentemente, levando a proposta para outras linhas de frente. O local escolhido foi a Praça Bicentenário, no centro do Crato, local bastante arborizado, favorecendo a ideia de contato mais perto dos clientes urbanos.

Passados quatro anos na sua breve existência como feira, muitas conquistas foram efetivadas: reconhecimento do sistema estadual da Ematerce/SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário) como empreendimento de destaque ainda no ano de 2016, visitações de clientes e acadêmicos de diversas instituições de ensino, balizando trabalhos de graduação e especializações e mestrados nas áreas de afinidade, palestras informativas pela Ematerce, convites para redes de comunicação em rádio, TV e imprensa em geral.

Durante a crise com o surgimento do Corona Vírus 19 e a necessidade de isolamento das pessoas, foram criados dois grupos no whatsapp, denominados Fepaf Crato, para agricultores e coordenadores e recentemente Fepaf entrega em domicílio, para feirantes, coordenadores e clientes, aproximando mais o público final, resultado de todas as ações efetuadas. O trabalho é coordenado pela Ematerce e pela Secretaria de Agricultura do Crato. (foto acima, gerente Porto recebe produtos dos agricultores familiares)

Ainda como ação efetiva, a Ematerce trabalhou recentemente a prospecção de selo para orgânicos, na perspectiva de organismos de controle social – OCS, com capacitação para feirantes e técnicos, através do grupo estadual de agroecologia da Ematerce, sob a coordenação dos técnicos Sidônio Fragoso, Fernanda Aquino e Zilval Fonteles. Destacam-se no trabalho, principalmente, as hortícolas, goma fresca, milho e feijão, maracujá, e adequação inicial de outros produtos que exigem intervenções diferenciadas, como produção de galinhas caipiras, codornas, ovinos e caprinos, bolos, sequilho, citando alguns.

Outra atividade de destaque é a produção de tilápias, através do uso da energia solar e reúso de águas na agricultura, com dois agricultores inseridos no projeto do Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura (Fedaf). No final do ano 2019, a Fepaf Crato foi reconhecida novamente pelo sistema SDA estadual todas essas ações, que requerem uma multiplicidade de intervenções e diálogos com vários atores, desde uma equipe multidisciplinar da Ematerce a parceiros de vários órgãos, para o avanço das questões.

A Secretaria de Agricultura do município do Crato destaca-se como um parceiro incansável da proposta, atuando em políticas públicas do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) com agricultores da feira, além de outras ações. “Na primeira edição da feira em 2016 existiam doze agricultores inseridos,; hoje contamos com 21 agricultores, numa perspectiva de ampliação para 25 agricultores, das comunidades de Sítio Corujas, Páscoa, Bebida Nova, Caldeirão Bonsucesso, São Vicente e Baixio do Muquém”, comemora Antônio Porto. O grupo agora se prepara para a segunda entrega de produtos em domicílio.