Ematerce em Icó atua em projetos de manivas e perímetro irrigado

27 de abril de 2020 - 17:12 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br / foto açude castanhão Bete Maciel

Com atuação do Escritório do Município de Icó, Região do Baixo Jaguaribe, produtores da Associação Intercomunitária da Serra do Camará e Adjacências já mostram os primeiros resultados com as primeiras mudas de maniva. Região que já polo de produção de farinha, tenta retomar a vocação produtiva. No perímetro irrigado, pescadores reivindicam projetos

Limite com os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, o Distrito de Pedrinhas, no município de Icó, 375 quilômetros de Fortaleza, já teve uma grande tradição de polo produtor de farinha, chegando a sediar mais de 20 casas de farinha em sua localidade, uma região serrana no Baixo Jaguaribe.

Há alguns meses, agricultores se mobilizaram junto com o escritório da Ematerce no município para organizarem uma retomada do processo produtivo nesta área. “Organizamos várias reuniões e debates para preparar os agricultores, fazer o levantamento das pessoas interessadas, planejar a área, o plantio, chegando ao total de 43 pessoas que atualmente foram atendidas com as mudas de maniva pela Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF) da Secretaria do Desenvolvimento (SDA), e o projeto executado pela Ematerce”, explica Mailton Bezerra de Almeida, assessor de técnico de Crédito Rural Pronaf da Ematerce.

Mesmo com a crise de isolamento social por conta da Covid19, a Ematerce mantém atendimento aos produtores por telefone, internet e site da empresa.

No total, foram atendidos 43 agricultores e agricultoras e fornecidos cento e cinquenta metros cúbicos de mudas de maniva para o plantio de 35 hectares. As mudas foram recebidas no início de março e o plantio já mostra os primeiros resultados (foto acima). Toda a articulação do projeto passou pelo escritório da Ematerce de Icó com o apoio do escritório do Banco do Brasil em Icó e da Associação Intercomunitária da Serra do Camará e Adjacências, por meio do seu presidente Francisco Elisval Pinheiro.

São José III

O próximo passo agora, segundo Mailton Bezerra, será a avaliação por técnicos do Projeto São José III, para instalação de uma Casa de Farinha, visando ampliar e consolidar o mercado produtivo e consumidor de farinha. “Já encaminhamos ofício para a SDA e estamos trabalhando e acompanhando o processo para que mais essa ação seja implementada no Distrito de Pedrinhas”, explicou Mailton.

Perímetro Irrigado

Outro projeto em fase de negociação com associações e entidades do Governo do Ceará é a concessão de outorga da água para exploração produtiva do Perímetro Irrigado Lima Campos, em Icó (foto abaixo). Com o reservatório Lima Campos com 22% do total de sua capacidade, cerca de 15 milhões de metros cúbicos, produtores e pescadores reivindicam recursos e o acesso para produção como peixamento. A Outorga da Água, que anteriormente era concedido pela ANA (Agência Nacional da Água), agora será negociada com a Cogerh Sohidra (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos e Superintendência de Obras Hidráulicas).

No total, o perímetro conta atualmente com cerca de 500 irrigantes e mais de um mil associados organizados pela Associação do Distrito Irrigado Lima Campos (Adicol). O objetivo inicialmente, segundo Mailton Bezerra, é que cada irrigante possa ter acesso de quatro a cinco hectares para produzir.

Além disso, temos a Colônia de Pescadores Z-27 de Lima Campos, que possui 155 pescadores, destes 50% recebiam seguro defeso e agora querem criar peixes, mas precisam de um projeto de peixamento para iniciar as atividades. O perímetro Irrigado Lima Campos já possui mais de 30 anos de existência. Com os sete anos consecutivos de seca, o perímetro passou a fornecer apenas água para o consumo humano.

Através de financiamento pelo Banco do Brasil via Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), atualmente mais de 100 produtores já são assistidos com projetos de custeio e investimento através do crédito rural e com assistência técnica do escritório da Ematerce de Icó. Mesmo com a crise de saúde pública por conta da Covid-19, as atividades de assessoramento por parte da Ematerce permanecem.

As articulações para a concessão da Outorga da Água estão sendo coordenadas pelo escritório da Ematerce Icó juntamente com a Adicol, através do seu presidente Francisco Canindé, João Parnaíba pela Federação de Associações Comunitárias, sindicatos, o escritório do Banco do Brasil de Icó e Antonio Muniz representando a Colônia de Pescadores Z-27.

Com informações do escritório Ematerce-Icó – Mailton Bezerra