NIT de Barroquinha-CE é atendido pela Ematerce através da internet.

28 de abril de 2020 - 10:17 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Camocim-CE

Resultado da poda em cajueiro anão precoce, visando o aumento da produção e produtividade

No Município de Barroquinha-CE, na comunidade de Lagoa do Barro, foi implantado, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural-Ematerce, um Núcleo de Irradiação Tecnológica- NIT, da Região Administrativa da Ematerce do Extremo Norte, onde o atendimento à comunidade é feito pelo gerente regional da Ematerce, Marcos Freitas e pela extensionista de assistência técnica e extensão rural- ATER-, Lúcia Freitas. De acordo com o planejamento de 2020, está sendo implantada uma nova metodologia de difusão de tecnologias, através das redes sociais, para os agricultores familiares.

No início de 2020, foi implantado, no assentamento Lagoa do Barro, 1,0 hectare de fruteiras (acerola, goiaba, cajá e umbu- cajá), as mudas foram fornecidas pelo programa Hora de Plantar de 2020, do Governo do Estado / Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA- e executada pela Ematerce.

Plantação de cajueiro anão precoce no assentamento Lagoa do Barro, em Barroquinha-CE.

A implantação desse pomar veio melhorar a renda das famílias envolvidas com a venda das frutas no mercado consumidor municipal. Além dessa atividade, foi realizada a poda de cajueiro anão precoce, em dezembro de 2019, objetivando melhorar a produtividade dos cajueiros já existentes, na área coletiva, ocorrendo, no momento, resistência à técnica, por parte dos assentados, em realizar a poda dos cajueiros anão precoce, forçando a realização do trabalho somente em parte do pomar, deixando os outros cajueiros como testemunhas.

A última visita ao assentamento foi, em março de 2020, quando foi orientado o plantio das mudas de acerola, goiaba, cajá e umbu, obedecendo às técnicas de adubo e aos espaçamentos adequados. No momento, não é possível realizar as visitas ao NIT, mas, com a nova modalidade de assistência técnica e extensão rural, por meio de chat, whatsapp e outros mecanismos de comunicação eletrônicos e virtuais,  possibilitando repassar as orientações técnicas aos produtores rurais.

Foram iniciados os contatos virtuais, com os produtores rurais assistidos pela Ematerce, no dia 8 de abril de 2020, por solicitação da Diretoria Executiva da Empresa, em face da impossibilidade de realizar os atendimentos presenciais, por causa da pandemia do coronavírus, que forçou todos os técnicos e a população a se submeterem a uma quarentena, obedecendo ao Decreto do Governo do Estado do Ceará.