Assembleia aprova emenda que beneficia 291 agentes técnicos rurais no Ceará

29 de abril de 2020 - 19:19 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br e Giselle Dutra

Nesta quarta-feira (29/04), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, durante sessão remota por videoconferência, aprovou emenda do deputado estadual Elmano de Freitas que beneficia diretamente 291 Agentes Técnicos Rurais do Programa Agente Rural no Estado do Ceará com contratos vigentes e que se encerrariam nos próximos dias e/ou meses. A iniciativa tem por base o Projeto de Emenda à Constituição nº 03/2020 do governador Camilo Santana, que prorroga, por mais 12 meses, os contratos temporários do Estado.

Com a decisão, 291 agentes rurais do Programa Agente Rural serão contemplados em todo o estado do Ceará, fortalecendo as medidas já adotadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) em manter assistidos todos os agricultores familiares atendidos pelos programas do governo.

Desdo o isolamnento e o distanciamento social, a Ematerce vem promovendo atendimento online através do site da empresa www.ematerce.ce.gov.br, via aparelho celular e aplicativo de mensagem. “A decisão mostra a sensibilidade e o compromisso da assembleia e do Governo com o pequeno e médio produtor rural, garantindo assistência técnica, comercialização dos produtos, mesmo num momento de pandemia e crise na saúde pública”, avalia Antônio Amorim, presidente da Ematerce.

A medida vai beneficiar mais de 12.700 profissionais, em especial, professores temporários, substitutos, socioeducadores, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, agentes rurais, e metroviários.

Agente Rural

O Agente Rural é um programa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário que seleciona técnicos com conhecimento específico à serviço da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) na atividade de transferência de conhecimentos tecnológicos aos agricultores familiares.