Ematerce consolida serviço virtual no mês de abril com quase 350 atendimentos

5 de maio de 2020 - 10:39 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Passados os primeiros 30 dias após a implantação do atendimento online, via bate papo pelo site da Ematerce www.ematerce.ce.gov.br, a empresa consolida a prestação de serviço virtual ao agricultor, por conta das determinações de isolamento e distanciamento social pelas autoridades de saúde para o controle e o combate do novo Corona vírus.

De acordo com o gestor de TI (Tecnologia da Informática) Odair Oliveira da Ematerce, somente no mês de abril foram 324 atendimentos via canal bate papo do site, o que resulta numa média de 10 atendimentos diários, feitos por plantonistas e técnicos de todas as regiões do estado. Somado aos dias de maio, esse número já saltou para 364 atendimentos. (ver tabela de atendimento).

“Houve uma grande procura no dia 22 de abril por conta da participação do presidente da Ematerce Antônio Amorim. Neste dia, foram quase 50 pessoas entre técnicos e produtores”, destaca Odair.

Os assuntos mais procurados neste período (1º a 30 de abril) pelos produtores foram renovação de Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP – acesso ao crédito e cadastramento para o programa de distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar (ver tabela acima)

Além disso, em vários municípios como Crato, Sobral, Pentecoste, Tabuleiro do Norte, os produtores têm acesso direto aos técnicos via aplicativo de mensagem e aparelho celular, inclusive com grupos organizados para viabilizar a comercialização de produtos. Segundo Raquell Carvalho, zootecnista do escritório da Ematerce em Sobral, foram feitos grupos de atendimento por aplicativo de mensagem, de acordo com a especialização de cada técnico, disponilizando os contatos de cada um e o horário de atendimento. (ver tabela abaixo). Em Sobral, Pedro Máximo é o coordenador regional e Inucência Linhares a gerente local

“Também participamos do treinamento para atender pelo bate papo do site e continuamos atendendo aos produtores da melhor forma possível, através de orientações e informativos”, explica a zootecnista.