Itapipoca: Assentados mantêm vendas delivery e medidas de segurança

13 de maio de 2020 - 14:20 #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br fotos: Maria Kelliany dos Santos

Apesar da queda nas vendas em cerca de 40%, segundo a liderança da Associação dos Assentados da Fazenda Lagoa de Dentro, localizada cerca de 40 quilômetros da sede de Itapipoca – Litoral Oeste – grupo de agricultores familiares continuam se organizando e mantêm a venda de produtos entregues em residência, com o distanciamento social, higienização rigorosas e redução de pontos de entrega.

Os principais produtos da cesta são coentro, alface, banana, mamão, coco, peixe tilápia e leite. Atualmente, o grupo está focado na produção da horta, enquanto se prepara para aumentar a criação de aves e ovos caipira.

“Já temos quatro registros de casos positivos para o Coronavírus em comunidades próximas à nossa e, por isso, seguimos as medidas de segurança para a contaminação não se propagar; reduzimos as entregas e até tudo está seguro, manteremos assim”, explica Maria Kelliany dos Santos, 26, presidente da associação e produtora rural. (foto abaixo)

A associação faz parte do Projeto Fomento Mulher, que tem a execução e acompanhamento da Ematerce e atende 21 famílias. Através do projeto, 14 mulheres têm acesso a crédito pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), no valor de R$5mil cada mulher, para incremento de projetos como criação de galinha caipira, ovinos e caprinos, bovinos e hortas.

Além dos riscos com a Covid, a produtora explica que a queda na produção e, consequentemente nas vendas, tem a ver com o inverno, e por isso a horta foi interditada e só os associados têm acesso. “Continuamos atendendo por aplicativo de mensagem, mas restringimos as entregas. Às vezes, o cliente vem pegar a encomenda aqui, mas depois de tudo estar pronto e higienizado”, acrescenta.

Crato

Um dos grupos pioneiros na organização das vendas dos produtos da agricultura familiar via aplicativo de mensagem e internet, produtores da feira do Crato – Região do Cariri – nove agricultores permanecem realizando a entrega nas residências. Do total de 21 agricultores familiares do grupo, nove mantêm a entrega no sistema delivery nos principais bairros da sede e zona rural do município.