Ematerce apoia Programa de Ajuda Humanitária Covid-19 da Fundação BB

15 de maio de 2020 - 18:00 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) participou, na manhã de sexta-feira (15/05/20), de uma reunião, por videoconferência, com a Fundação Banco do Brasil (FBB), representada por Cláudia Zumira, do Distrito Federal-BR, e Rosângela Brandão, que apresentaram o Programa de Ajuda Humanitária – Covid-19 – Redes de Agroecologia, Agricultores Familiares Pronafianos.

Ao dirigir-se aos extensionistas e às apresentadoras, o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos Marques (foto acima), destacou a parceria, de muitos anos, da Extensão Rural do Ceará, com supracitada fundação, o que tem sido motivo de satisfação colaborar sempre, naquilo que a Extensão Rural do Ceará for solicitada.

A representante da FBB, ao iniciar sua apresentação, enfatizou ser o objetivo dessa ação humanitária, apoiar o processo de comercialização de produtos, originários dos agricultores familiares e o provimento básico de alimentos e material de higiene às pessoas vulneráveis impactadas pela Covid-19.

Legenda: Rosângela agradeceu  o apoio da Ematerce à ação humanitária da FBB.

Na oportunidade, elencou as principais premissas da ação humanitária: a valorizar a produção, o abastecimento, a cultura e tradições locais de consumo; implementar a logística de coleta e distribuição para as famílias em vulnerabilidade social; adquirir, com prioridade, produtos dos agricultores participantes do Ecoforte e/ou do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); respeitar os protocolos de higienização e de segurança para prevenção de contaminação das pessoas envolvidas, além de ampla divulgação e transparência do processo de apoio.

Legenda: Mais de 30 extensionistas participaram da videoconferência.

Prosseguindo, falou, sobre o fluxo operacional da FBB, que identifica e contrata a instituição responsável pela identificação dos fornecedores, aquisição e a entrega dos produtos aos beneficiários. Disse mais que, após a execução das ações, a instituição apoiada encaminha a prestação de contas à FBB e esta aos parceiros e à sociedade.

Ao final da videoconferência, o presidente Amorim (foto acima) agradeceu aos extensionistas a presença e às apresentadoras Rosângela Brandão e Cláudia Zumira, colocando a empresa à disposição, obedecendo aos limites de sua atuação, como empresa pública estadual, para apoiar uma ação, importante e necessária, ou seja, o Programa de Ajuda Humanitária – Covid-19 – Redes de Agroecologia, Agricultores Familiares Pronafianos, em parceria, tão bem gerido pela FBB.

Legenda: Cláudia Zumira prestou, também, informações sobre como deve ser executado o

Programa de Ajuda Humanitária da Fundação Banco do  Brasil, pautado  na transparência

e beneficiando, verdadeiramente, pessoas necessitadas, devido à pandemia da Covid-19.