Ematerce orienta inovações, nas propriedades rurais, em São João do Jaguaribe-CE

16 de maio de 2020 - 12:12 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Elizanete Candida.

Campo de milho variedade, no sitio Carnaubal, em São João do Jaguaribe-CE.

Na fazenda Esperança/sitio Carnaubal, numa área total de 20,5 hectares, em São João do Jaguaribe-CE, no Vale do Jaguaribe, os produtores rurais Francisco de Assis Freire e sua esposa Elizanete Freire de Sousa, cultivam milho, feijão, e colhem, num pequeno pomar, manga, goiaba e acerola, além da criação de bovinos (20 cabeças), galinha caipira (40 unidades), suínos (20 cabeças) e ovinos e caprinos ( 40 cabeças). Parte do resultado dessa produção é beneficiada na propriedade e fornecida para compor a merenda escolar, das unidades de ensino do município, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos- PAA- e do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE.

Com assistência Técnica da Ematerce, por intermédio do escritório de São João do Jaguaribe-CE, foi implantado 1,0 hectare de milho variedade, usando as sementes do programa do Governo do Estado/Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA- e executado pela Ematerce, ísto é, o Hora de Plantar. Nos tratos culturais do milharal, foi usado o bioinseticida natural Bacillus thuringiensis- Bt- para combater o ataque da lagarta do cartucho, também fornecido pelo Programa Hora de Plantar e com orientação técnica da Ematerce.

Milho debulhado, para confecção de bolos, canjica e pamonha, que serão vendidos ao PAAe PNAE.

O milho está sendo colhido, debulhado e os grãos, acondicionados em freezer, para congelamento e, posteriormente, transformados em bolos, canjicas, pamonhas, como também, ovos caipira, polpas de manga, acerola e goiaba. Com o leite das vacas, (produção de 40 litros/dia, em média), é feito iogurte de vários sabores, com uma produção de 150 litros, por semana, vendido, em média, por R$ 6,65 , o litro. Grande parte desses produtos é vendida no sitio Carnaubal.

Foi também implantado um viveiro de 0,5 hectare, para criação de camarão. Até o momento, foram realizadas sete despescas, com a produção média de 2,300 quilos de camarão, vendidos, para os estados de Santa Catarina, Bahia e Rio de Janeiro, ao preço médio de R$ 13,00 o quilo. O excedente da produção é negociado no município, ou usado no consumo da própria família.

Conforme declaração do técnico da Ematerce, do escritório local de São João do Jaguaribe, Dalênio Augusto Oliveira, no sítio Carnaubal, a mão de obra é composta, unicamente, pelos proprietários Francisco de Assis e Elizanete Cândida, pessoas inovadoras e interessadas na introdução de novas tecnologias, extremamente trabalhadoras e de fácil trato pessoal. Acrescenta ainda que a Dona Elizanete é uma pessoa que, mesmo trabalhando como agricultora, conseguiu concluir a faculdade de Pedagogia e o mestrado de Psicopedagogia e se considera uma agricultora nata, afirmou.

Plantio de milho variedade com sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar.

Em época de pandemia e com o advento das novas tecnologias de comunicação, os produtores também estão modernizando-se. Por iniciativa do técnico da Ematerce, Delânio Augusto, foi criado um grupo de Whatsapp, denominado de AGRICULTURA SÃO JOÃO, visando manter a interação, trocas de informações e experiências de campo entre técnicos e os produtores do município.

Salientamos a importante e indispensável parceria entre a Ematerce e a Prefeitura Municipal de São João do Jaguaribe-Ce, através da Secretaria Municipal de Agricultura, na implantação das politicas públicas dos governos Federal e Estadual, no município. A integração entre os técnicos da Ematerce é facilitado pelo Secretário Municipal de Agricultura, Giliard Pinheiro que contribuiu, por exemplo, na logística de entrega das sementes selecionadas do programa Hora de Plantar, aos pequenos agricultores familiares do município.

São João do Jaguaribe-CE é um município, localizado na região do Vale do Jaguaribe, com uma área de 280.456 km quadrados e população estimada em 7.645 habitantes. Cortado pelo rio Jaguaribe, o município tem uma grande diversidade, na produção agrícola, em áreas de exploração de caatinga, propriedades com produção de arroz, fruticultura e carcinicultura. Destaqua-se ainda a pecuária, com as bovinoculturas de leite e corte.

Em 2020, foram distribuídas 5.000 quilos de sementes selecionadas, beneficiando, aproximadamente, 500 agricultores, com o mesmo número de hectares plantados. A produção será destinada para a silagem, milho-verde em espiga, e seco debulhado, para estoque ou venda no mercado consumidor. Nos trabalhos de distribuição das sementes e de orientação técnica aos produtores rurais beneficiados, o escritório local da Ematerce, em São João do Jaguaribe-CE, recebeu o irrestrito apoio dos técnicos e do supervisor regional de Limoeiro do Norte, Benício Diógenes e do gerente do escritório de Tabuleiro do Norte, Eliaci Pinheiro.