Ematerce-Icó reforça atendimento online para projetos e Ater

20 de maio de 2020 - 20:26 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br / fotos: escritório Icó

Ematerce-Icó reforça atendimento online para projetosAtentos às mudanças na rotina de gestão de trabalho que a crise da saúde está impondo à toda a população no país, os escritórios da Ematece em todo o estado vêm investindo, cada vez mais, em alternativas para atender às demandas do produtor rural e técnicos.

Com a incorporação de novas estratégicas online, o objetivo é obedecer aos decretos de isolamento em razão do Novo CoronaVírus, mantendo em segurança a saúde de todos. O Centro de Atendimento ao Cliente de Icó (Ceac – Icó) adotou desde o início do Decreto do Governo do Ceará as medidas de distanciamento e isolamento social acelerado, incrementando o processo de transformação digital, prática de trabalho remoto com a implantação de tecnologias digitais na comunicação para o engajamento de seus colaboradores (produtores rurais) e nosso quadro técnico da Ematerce (funcionários).

Além dos treinamentos para atendimento online via site da Ematerce, o centro de atendimento, através de seus técnicos, tem compromisso com o público produtor rural, que são em sua quase totalidade agricultores de base familiar, em continuar a prestar a assistência técnica que eles necessitam através de serviços virtuais, com a implantação do atendimento online.

Segundo Mailton Bezerra de Almeida, assessor de técnico de Crédito Rural Pronaf da Ematerce, a comunicação com os colaboradores é feita através de aplicativo WhatsApp, em virtude a localização dos usuários e o fácil manuseio da ferramenta, que hoje, quase universalizado – o uso do celular – é de fácil comunicação no envio de fotos, áudios e escrita que se adequam aos nossos colaboradores.

“É com esta ferramenta de forma segura, respeitando as medidas de proteção de saúde e os decretos municipais e estaduais em vigor, continuamos prestando Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) de qualidade em nosso município de Icó, levando informações, divulgações de tecnologias, emissão de laudos técnicos voltados para o credito rural, elaboração de projetos de investimento e custeio agrícolas e pecuários”, explica Mailton, reforçando que os recursos para estes projetos são do Pronaf – Banco do Brasil – Icó.

Políticas Públicas

Além desse setor, o Ceac atua na divulgação de portarias, decretos, projetos, programas e politicas públicas voltadas para o setor rural, tudo isso com parceria forte com cadeias produtivas do município nas áreas de bovinocultura, suinocultura, apicultura, pesca artesanal, agricultura irrigada e de sequeiro.

Tudo, com a importante participação de parceiros institucionais como o Banco do Brasil, Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará), Associação do Distrito Irrigado Lima Campos (Adicol), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Colônia de Pescadores, Prefeitura Municipal de Icó, Centec, Federação de Associações Comunitárias e Universidade Vale do Salgado.

“O novo normal já nos mostra que as empresas serão essencialmente digitais e, a nossa Ematerce não será diferente, pois vem implementando mudanças profundas no cotidiano de trabalho junto aos trabalhadores e trabalhadoras do campo para adequar-se e levar o uso das novas tecnologias que demandam menos contato humano”, concluir Mailton.

Fonte: texto e colaboração de Mailton Bezerra