Santana do Acaraú: Ematerce estimula produção de silagem como alimentação estratégica na Bovinocultura Leiteira

20 de maio de 2020 - 16:24 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br / fotos: Caio Vasconcelos

Santana do Acaraú: Ematerce Estimula Produção de Silagem como Alimentação Estratégica na Bovinocultura Leiteira
Na última semana, de 11 a 17 de maio, aconteceu na fazenda Campinas, município de Santana do Acaraú, o processo de ensilagem utilizando um silo trincheira nas dimensões 6m(largura) x 15m(comprimento) x 2m(altura). O técnico em Agropecuária Lopes Vieira sempre foi um idealizador desta tecnologia e foi a partir dele que esta e outras ferramentas para melhorar a produtividade e eficiência nas propriedades rurais passaram a ser adotadas pelos pecuaristas da região. A propriedade utilizada para ensilagem é do ematerciano João Lopes Vieira, produtor de leite (150 l/dia).

No processo, foi utilizado cerca de um hectare de área plantada com a cultivar BRS Capiaçu, sendo esta com elevado potencial de produção e bom valor nutritivo, visando à utilização na forma de silagem ou picado verde no cocho. “Outra característica favorável desta cultivar é a tolerância ao estresse hídrico, o que a torna alternativa ao cultivo do milho em regiões com alto risco de ocorrência de veranicos” relata o zootecnista da Ematerce local Caio Vasconcelos.

Caio explica ainda que a área onde se encontrava o capim possui um sistema de irrigação e que foi preciso o uso mão-de-obra para o corte. Após esta etapa, o material é levado até a ensiladeira para picagem adequada, o que favorece a compactação no silo com uso de trator. Uma caçamba foi também utilizada na etapa de transporte até o local onde estava o silo trincheira, distante cerca de 500 metros.

Com o depósito da forragem no silo e uma compactação prévia realizada pelos calaboradores, a cada 30 centímetros era feita uma aplicação com inoculante objetivando estimular a proliferação das bactérias benéficas ao processo de ensilagem no ambiente anaeróbico, o qual era iniciado com o fechamento total da trincheira. Foi usado ainda melaço de cana com o intuito de melhorar a palatabidade e aceitação pelos animais e ainda favorecer um ambiente satisfatório as bactérias presentes no inoculante.

Custo benefício

Ao final do processo, foi feita uma análise financeira dos custos observando um gasto de R$ 7.190,00 (mão-de-obra, lona, melaço de cana-de-açúcar, almoço dos envolvidos, forragem, máquinas e aditivo). Como foram armazenadas cerca de 95 toneladas de forragem, o produtor teve um custo de 7,5 centavos/kg da silagem pronta. De acordo com Caio, espera-se uma produção total na cidade de algo em torno de sete mil toneladas de silagem neste ano. Reforça, ainda, que estimular os produtores rurais a adquirir novas tecnologias e equipamentos irá promover um maior desenvolvimento das atividades produtivas, levando os produtores rurais a níveis produtivos diferenciados.

A cidade de Santana do Acaraú, localizada na região norte do estado, é considerada um polo de produção na pecuária com um destaque diferenciado na bovinocultura leiteira. Atualmente, o município conta uma produção diária em média de 12.000 litros de leite, os quais são comprados por um valor médio de R$ 1,38 por dois grandes laticínios que atende a região, o Lassa e o Vale Milk.

Tanques

O Governo do Ceará por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), disponibilizou cinco tanques de resfriamento em pontos estratégicos para auxiliar o escoamento a produção dos produtores locais. Somam a estes outros 17 tanques, entre particulares e pertencentes aos laticínios cedidos aos produtores como forma de garantir a compra do leite.

Colaboração e Fonte: Texto e fotos de Caio Vasconcelos