Dia Internacional da Biodiversidade: Ematerce ajuda a preservar flora e fauna

22 de maio de 2020 - 10:28 # # #

Antonio José de Oliveira Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: 85) 3217.7872

Comemora-se, hoje, 22 de maio de 2020, o Dia Internacional da Biodiversidade. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 22 de maio de 1992, visa conscientizar a população do Universo a respeito da importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas. O tema deste ano, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), é “Nossas soluções estão na Natureza”.

 

Legenda: Ações extensionistas contribuem para a preservação da biodiversidade no campo.

Ressalte-se ser a data uma homenagem ao dia da aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, chamado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”. Antes, o Dia Internacional da Biodiversidade era celebrado, em 29 de dezembro, quando entrou em vigor a Convenção da Diversidade Biológica.
O Dia Internacional da Biodiversidade, ideal para a reflexãosobre os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem o propósito de estimular esforços para que, até 2030, todas as ações sejam aplicadas universalmente, e assim contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades.

Como a Ematerce tem muito a ver com a data, o assessor estadual da empresa, Dr. Nizomar Falcão Bezerra (foto acima), lotado no Centro Gerencial, em Fortaleza-CE, enfatiza as principais ações extensionistas, voltadas para mitigar os impactos, causados, desde os primórdios da colonização da colonização, especialmente, a partir do século XVIII, à Flora e à Fauna do território cearense, afetadas, na atualidade, pelas ações predatórias do homem na busca da sobrevivência. O técnico da Ematerce chama a atenção para o fato de que os sistemas ambientais não têm merecido a devida proteção, ameaçando a sobrevivência da biodiversidade e fortalecendo os riscos à ocupação humana.

Prosseguindo, Nizomar afirma que, despertada para essa impactante realidade, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – tem atuado, no sentido de mitigar esses impactos. Citou que, ao final dessa quadra chuvosa de 2020, a empresa distribuiu aos agricultores, assistidos, pelo Programa Hora de Plantar, mais de 100.000 mudas de frutíferas regionais, adequadas à convivência com o Semiárido, e essências nativas, recuperando e enriquecendo a biodiversidade da Caatinga.

Legenda: Plantio de culturas, com orientações técnicas dos extensionistas da Ematerce, dão ótimos resultados, além de preservar os solos.

De acordo com Nizomar, a distribuição dessas mudas concentrou-se, nas comunidades dos Núcleos de Irradiação de Tecnologias (NITs) e suas adjacências, que, como vitrine da ação extensionista, usada para replicação, busca orientar os agricultores a evitar o extrativismo vegetal indiscriminado, a pecuária extensiva, a Agricultura, praticada com tecnologias muito rudimentares, substituindo-os por sistemas mais conservacionistas e mais produtivos.

Destacou, ainda, que os NITs vêm demonstrando ser possível fixar a Agricultura, com a incorporação de técnicas de produção mais eficazes, de modo que a expansão das atividades, praticadas no campo, independam da remoção do recobrimento vegetal primário. Lembrou, também, que já não se pratica a devastação, como antigamente, com a retirada da lenha e da produção de carvão vegetal, para a composição da matriz energética dos habitantes do Bioma Caatinga.

Nos NITs – acrescentou – ocorre uma contínua e progressiva substituição do uso das pastagens naturais, onde se praticava um sobrepastoreio, que suprimia o estrato herbáceo, por pastagens cultivadas e a ensilagem, para alimentar os animais no período seco. Os agricultores, assistidos pela Ematerce perceberam que o excessivo pastoreio mostra-se incompatível com a fragilidade ambiental, acentuando a degradação dos solos e reduzindo a disponibilidade hídrica.

Vale salientar, ainda, na opinião de Nizomar, que, no Dia Internacional da Biodiversidade, apesar dos avanços, evidencia-se a necessidade de ampliar o trabalho da assistência técnica e extensão rural, para que seja minimizado o impacto do antropismo, por meio da presença do homem, como povoador e como predador, que provocou, ao longo do tempo, desequilíbrios ambientais, cuja maior ou menor intensidade, é distinta nas diversas unidades geossistêmicas.

Legenda: Os extensionistas da Ematerce orientam os agricultores, quando da aplicação correta de defensivos agrícolas nas lavouras, para não danificar as plantas, envenenar os animais e aves, além de não poluir o solo e os recursos hídricos.  

Fruto de seus estudos e observações, em campo, reconhece-se que o agricultor, ao povoar o espaço, retira o máximo dos recursos naturais disponíveis, não por uma ação deliberadamente negligente, mas por falta de orientações adequadas e pertinentes a cada caso. Essa falta de assistência à produção agrícola leva os produtores rurais a utilizar técnicas inapropriadas, reguladas pelo nível cultural e desenvolvimento da sociedade. Concluindo suas informações, disse: “As tecnologias, obsoletas, retardam o progresso social e econômico das populações e contribuem para acelerar, ou reativar a degradação, cujos efeitos se fazem sentir, em curto, médio ou longo prazos, podendo configurar as evidências de desertificação”.

Legenda: o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, quando vai a campo, sempre elogia os trabalhos dos agricultores, orientados  pelos extensionistas, e vibra, com os resultados alcançados, e constatando “in loco”, estarem os recursos naturais e hídricos preservados nas fazendas assistidas. No Dia da Biodiversidade parabeniza todos os responsáveis pelas iniciativas executadas, nas cidades e nos campos, por um mundo menos poluído.

HISTÓRICO

O Dia Internacional da Biodiversidade, ideal para a reflexão, sobre os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem o propósito de estimular esforços, para que, até 2030, todas as ações sejam aplicadas, universalmente, e, assim, contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.
Em setembro de 2015, 193 países acordaram os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
• 01 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
• 02 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
• 03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
• 04 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
• 05 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e emponderar todas as mulheres e meninas.
• 06 – Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
• 07 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
• 08 – Trabalho decente e crescimento econômico promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
• 09 – Inovação infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
• 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
• 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
• 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
• 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).
• 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
• 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
• 16 – Paz, justiça e instituições eficazes, promover sociedades pacíficas e inclusivas ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
• 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. (Fonte: Internet)