EMATERCE PRESTA HOMENAGEM AOS TRABALHADORES RURAIS NO SEU DIA

25 de maio de 2020 - 10:14 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), no Dia do (a) Trabalhador (a) Rural, em 25 de maio de 2020, presente em 182 municípios do Estado, dos 184 existentes, por intermédio da diretoria executiva e de seus empregados, expressa, nesta significativa e importante data, os parabéns e o reconhecimento público a quem, com o suor do rosto, dedicação e empenho, é responsável pela produção de alimentos, para saciar a fome de milhões e milhões de pessoas, habitantes nas cidades e nas zonas rurais.

Legenda: A entrega de sementes, de qualidade, pela Ematerce, aos (às) trabalhadores (as) rurais, para a produção de alimentos sadios, que saciam a fome dos habitantes das cidades e da zona rural. Tudo com apoio do Governo do Estado por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Na oportunidade, a empresa destaca ainda os esforços de homens e mulheres, que vivem na agricultura, da agricultura e para a agricultura e contribuem, também, para o fortalecimento da economia cearense, especificamente, no tocante ao setor primário, ou seja, o agropecuário. Por essa nobre missão, externa os votos de que continuem entusiasmados e sadios, nas labutas do dia a dia, para orgulho das populações, nos mais distantes recantos do Ceará.

Na homenagem, o presidente Antonio Amorim faz um apelo: “Sempre em frente, estimados Trabalhadores (as) Rurais, verdadeiros (as) heróis e heroínas, responsáveis pela sobrevivência de quem vive, na cidade e no ambiente rural, além dos cuidados com a preservação dos recursos naturais, orientados pela assistência técnica e extensão rural do Ceará.”

Antonio Rodrigues de Amorim – Presidente

Itamar Lemos Marques – Diretor Técnico

Inácio Mariano Costa – Diretor Administrativo e Financeiro

===================================================================================================

Origem da Data

A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída no Decreto de Lei nº 4.338, de 1º de junho de 1964. No dia 25 de Maio de 1963, falecia o deputado federal Fernando Ferrari (1921-1963), um dos principais defensores dos direitos dos trabalhadores rurais. Sua morte tornou-se uma data especial para a luta dos profissionais da classe. A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria.

Em 1971, foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11, que ficou conhecida como Lei Fernando Ferrari, em homenagem ao parlamentarista, que lutou pelos direitos destes trabalhadores, uma grande conquista para a categoria. O produtor rural ganhava algumas garantias, como assistência médica, aposentadoria por invalidez, pensão para a mulher, entre outros benefícios. Embora sejam direitos primários em comparação com os dias de hoje, na época, foi um grande avanço histórico. (Fonte Internet)