Ematerce orienta agricultores na prática da desinfestação de equipamentos agrícolas

2 de junho de 2020 - 10:41 # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) continua prestando orientações técnicas agropecuárias e gerenciais aos agricultores familiares, seu publico-meta, porém, de forma virtual,  com o uso das ferramentas whatsApp, Chat e telefone.
Trata-se, pois, do cumprimento de determinações do governador Camilo Santana, para evitar a contaminação, pelo Coronavírus, de maior número de pessoas nas cidades e no campo.

Legenda: a maneira correta de proteger o agricultor, evitando sua contaminação pelo defensivo agrícola. Depois, orienta-o a não lavar equipamentos agrícolas, mergulhando-os em açudes, rios, riachos, córregos e outros mananciais.

Para o Engenheiro Agrônomo Edmilson Tomaz da Silva, lotado no escritório da Ematerce, no município de Paraipaba-CE, a orientação técnica correta, quando da
desinfestação de equipamentos e acessórios agrícolas, recomenda o uso do hipoclorito de sódio ou água sanitária, produto que contém ações bactericida e fungicida.

O técnico da Ematerce afirmou que a desinfestação deve ser feita em tesoura de poda, pá de transplantio, facão, canivete de enxertia, depósito para estocagem de sementes e outros equipamentos e acessórios agrícolas. Acrescentou que os produtos químicos, acima mencionados, podem ser usados, também, na higienização, como lavagem de pisos e paredes de armazéns, além de outras estruturas físicas e recipientes.

PROCEDIMENTOS

Sobre o uso do hipoclorito de sódio comercial, que contém na faixa de 2% a 2,5 % de cloro ativo, deve-se fazer a diluição em água. Em termos da dose certa, deve ser de 100 ml para 10 litros de água. Quanto à aplicação, mergulhar os instrumentos agrícolas durante 30 minutos. Em se tratando de limpeza de armazéns e depósitos, Edmílson Tomaz recomenda fazer uma lavagem simples, utilizando esponja ou vassoura.

Os extensionistas orientam, ainda, os agricultores a não lavarem os instrumentos agrícolas, a exemplo, dos acima mencionados, e de pulverizadores, mergulhando-os em açude, rio, riacho, córrego e em outras fontes hídricas, além de não lavarem animais e carrinho de mão, dentro desses mananciais, pois os poluirão, tornando-os perigosos à saúde de pessoas e animais.

Como sempre afirma o diretor técnico da Ematerce, em entrevistas, Engenheiro Agrônomo Itamar Lemos Marques (Foto acima), os extensionistas, não apenas orientam os agricultores, no tocante ao cumprimento das práticas conservacionistas, bem como no manuseio correto dos equipamentos agrícolas, uma obrigação do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural, ou seja, prestar-lhes assistência técnica, de qualidade, e contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias, na zona rural, sem falar da produção de gêneros alimentícios sadios, para consumo humano e animal, lembrando-se, igualmente, da constante preocupação com a preservação do meio ambiente, como a Flora, Fauna e  os Recursos Hídricos.