Asbraer comemora 30 anos e reúne ministra e 27 afiliadas para assembleia

9 de junho de 2020 - 16:16 #

Ascom Asbraer

Nessa segunda-feira (08/06), a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) completou 30 anos. A data foi marcada pela realização, por videoconferência, da 31ª Assembleia-Geral Extraordinária da entidade.

Além das 27 associadas, a reunião contou com a participação da Ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); do presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva Jr.; do secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA, Fernando Schwanke; dos secretários de Estado de Agricultura, Evandro Padovani (Rondônia) e Emerson Carlos Baú (Roraima), do deputado Federal Zé Silva, e do Diretor do Dater/SAF-MAPA, Pedro Arraes.

 

Ao dar início à assembleia, o presidente Nivaldo Magalhães disse que essa é uma data histórica e elencou o nome dos 14 presidentes que o antecederam. “Foi na Emater/DF que o então presidente, Manoel Olímpio, teve a sensibilidade de fundar a Asbraer, para representar nacionalmente as entidades públicas de Ater e lutar por políticas públicas para a agricultura familiar e pelo desenvolvimento sustentável no campo”, lembrou.

A Ministra Tereza Cristina reconheceu o importante papel que a Asbraer desempenha na articulação para o fortalecimento da Ater Pública e se colocou à disposição ajudar a ampliar ainda mais seu alcance. “Se não fortalecermos a assistência técnica no nosso país, continuaremos com essa desigualdade entre a agricultura que produz, que gera renda e riquezas, e aqueles que vão viver da subsistência. Temos um papel fundamental em promover essa a mudança”, afirmou.

Tereza Cristina disse, ainda, que o MAPA trabalha para um Plano Safra 2020 que priorize a assistência técnica e extensão rural de forma a ajudar quem mais precisa: o pequeno produtor. “A Ater é uma das prioridades do Plano Safra e será dirigido para os pequenos produtores, que são os que mais precisam. Queremos fazer as melhores políticas para ajudar o pequeno”, considerou.

O presidente da Anater, Ademar Silva Jr, destaca a atuação da Asbraer na história da Ater e na criação da Anater. “A Asbraer deu uma grande contribuição na criação da Anater e continua sendo uma parceria de primeira hora da agência. Queremos parabenizar a todos os extensionistas brasileiros, às Emateres e à Asbraer por essa data tão importante para a Extensão Rural do Brasil”, felicita.

O deputado Zé Silva, que também já foi presidente da Asbraer, reiterou que a Anater é uma das maiores conquistas da associação. “A Anater é uma filha que foi gestada por todos nós”, afirmou.

O Secretário de Agricultura Familiar do MAPA (SAF/MAPA), Fernando Schwanke, defendeu a ampliação do mercado para o pequeno produtor e agricultor familiar. “Vemos que muitos agricultores têm a produção represada e precisamos aumentar o leque de comercialização. Podemos fazer isso por meio de parcerias com cooperativas e associações”, sugeriu.

Um pouco de história

Fundada no dia 8 de junho de 1990, a Asbraer nasceu para unir as 27 entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural. Idealizada por Manoel Olímpio, o primeiro presidente da Asbraer, sua função foi de convergir os esforços das entidades em favor da Ater Pública de qualidade, fomento à agricultura familiar e ao pequeno produtor, promovendo o desenvolvimento rural sustentável.

Com informações da Asbraer