Agricultoras de Paraipaba-CE resolvem problemas de excesso de produção.

16 de junho de 2020 - 09:59 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Paraipaba-CE

Criação de galinha caipira para abate e venda a turistas e ao PAA.

A Associação das Mulheres Agricultoras Familiares de Paraipaba-CE, localizada no setor P2, do complexo de irrigação Curu-Paraipaba, é uma das centenas de entidades fornecedoras de produtos, para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), orientadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), que fornece, mensalmente, galinha caipira abatida, 150 quilos de mamão, 300 quilos de macaxeira e 50 quilos de feijão, destinados à merenda escolar do município.

A Ematerce, por intermédio do escritório local de Paraipaba-CE, proporcionou, às 25 associadas, um curso, sobre a criação e comercialização de galinha caipira, ministrado pelo assessor técnico de Agroecologia e galinha caipira, Engenheiro Agrônomo Zilval Fonteles. Depois desse curso, a associação intensificou a criação de galinhas, adicionando-a ao elenco de produtos, fornecidos ao PAA.

Atualmente, existe um excesso de produção de galinha caipira, que, conforme a associada Silvanira Mendes, vinha causando prejuízo aos criadores. Daí, surgiu uma ideia, para resolver o problema de escoamento da produção desses animais, ou seja, a venda de galinha caipira, abatida e cozida, acondicionada em quentinhas, acompanhada de cuscuz, arroz e salada de verdura à base de jerimum.

Galinha caipira cozida, vendida a turistas, que transitam pela CE- O85, em Paraipaba-CE.

A venda é realizada, às margens da CE- 085, principalmente, aos turistas, que vão às praias de Lagoinha e Mundaú e para os caminhoneiros que transitam nesta rodovia. O conjunto de porções é vendido a R$ 50,00, e proporciona um faturamento médio, acima de R$ 350,00, por semana. Acrescenta a produtora Silvanira Mendes que essa foi a única saída, para solucionar o problema do excesso de produção, não só de galinha, bem como de outros produtos agrícolas.

Essa iniciativa, inédita, faz parte das ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), da Ematerce, aos produtores rurais, sempre procurando, da melhor maneira possível, solucionar os diversos problemas, apresentados, desde a produção, até a comercialização.