Presidente da Ematerce realiza webconferência sobre Cooperativismo e Associativismo

24 de junho de 2020 - 11:03 #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Cumprindo agenda de planejamento, debates e encaminhamentos de políticas públicas nesse período de pandemia e isolamento social, o presidente da Ematerce Antônio Amorim realizou, na tarde desta terça-feira (23), palestra em webconferência com o tema Cooperativismo: Técnica sobre Organização das Associações Comunitárias e seu Marco Legal.

Participaram do encontro quatro técnicos de cada regional da Ematerce, 20 técnicos do setor da Geate (Gerência de Apoio Técnico) do Centro Gerencial da Ematerce e 15 professores da Secretaria de Educação do Estado (Seduc). OK objetivo do encontro é promover o acesso à informações básicas e estratégicas para organizações e associações se articularem para formação, organização e desenvolvimento de cooperativas.

Para o presidente da Ematerce Antonio Amorim, os processos que constituem uma associação ou cooperativa precisam ser amplamente discutidos. “Um grupo de pessoas reunidas não, necessariamente, e muitas vezes isso acontece, têm um objerivo em comum, o que pode dificultar o desenvolvimento do processo. Os objetivos coletivos precisam ser prioridades. É preciso conhecer as relações que subisidiam essa asssociação ou grupo, Esse grupo de produtores pode ser rendeiro da terra, assalariado, parceiro, enfim”, iniciou explicando Antônio Amorim.