Ematerce participa de inauguração do curso de Medicina Veterinária em Icó

30 de junho de 2020 - 11:24 # # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

No último dia 25 de junho, o Centro Universitário Vale do Salgado (Univs) realizou o lançamento oficial do curso de Medicina Veterinária, solenidade transmitida ao vivo e que contou com a participação de várias autoridades, entre elas a prefeita de Icó Laís Nunes, o secretário da SDA (Secretaria de Desenvolvimento Agrário) De Assis Diniz, o reitor da Univs Jaime Romero, o deputado estadual Oriel Filho, vereadores, jornalistas professores, profissionais da área, representantes de entidades públicas e privadas, estudantes e outros, que de forma unânime manisfetaram-se externamente com o reconhecimento público da ganho educacional e pela importância do novo curso para da Univs para o icó e região.

A Ematerce foi representada por Mailton Bezerra de Almeida, assessor de técnico de Crédito Rural Pronaf da Ematerce. Segundo Mailton, “nós que fazemos a Ematerce, em especial a região Centro Sul, sentimo-nos muito felizes com esse avanço para a formação profissional de nossos técnicos e o melhoramento dos serviços prestados aos agricultores”, explicou Mailton, reforçando que a solenidade foi prestigiada por vários profissionais da área como médicos veterinários, agrônomos, assistentes sociais, economistas, administradores, tecnólogo de alimentos, tecnólogos em irrigação, técnicos em agropecuaria entre outros.

Para o técnico da Ematerce, a parceira entre a empresa e a universidade será muito importante para intercâmbio, troca de conhecimento e experiências. Sendo o municipio de Icó um pólo de formação e com uma posição estratégica entre as regiões Centro Sul e Vale do Jaguaribe, a chegada do curso de Medicina Veterinária irá aprimorar melhor as diversas potencialidades do setor como recursos hídricos (açudes do Trussu, Lima Campos, Orós, Castenhão, rios Salgado e Jaguaribe perenizados), estrutura física/instalações do Dnocs, Estação de psicicultura Pedro Azevedo, solos/grandes áreas/irrigação, agropecuária tradicional/forte, associações do setor leiteiro, indústria de laticínios, além da proximidade com o maior entroncamento rodoviário do Ceará, a BR-116, que faz fronteira com dois estados do Nordeste também estratégicos no setor agrícola e agropecuário, Rio Grande do Norte e Paraíba. “Enfim, somos um grande laboratório para um bom funcionamento e aperfeiçoamento do curso de Medicina Veterinária”, disse Mailton.

Agronegócio familiar

No Brasil, nas últimas décadas o agronegocio e a agricultura familiar de pequeno e médio porte são responsáveis por emprego e renda de milhões de famílias, fortalecendo a economia local e regional. No município de Icó e região, as políticas públicas locais e do Governo do Ceará para o setor vêm incrementando cada vez a consolidação desse cenário de inclusão socioeconômica.

Com colaboração da regional de Icó – Mailton Bzerra