Ematerce-Icó apresenta resultados de parcerias via Pronaf

2 de julho de 2020 - 16:28 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

O Município de Icó não é diferente dos outros do estado do Ceará no enfrentamento e a convivência com um dos maiores períodos de estiagem já registrados (2013 a 2020). Mesmo com essa situação desfavorável para a exploração da agropecuária local, a Ematerce e o Banco do Brasil neste município consolidaram importante parceria a partir do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

No referido período de grande estiagem, foram elaborados, contratados e liberados 845 projetos, sendo 418 de investimentos, 427 de custeio agrícola e pecuário com um valor total de R$ 11.425.251,00 com média por produtor de investimento de R$ 18.500,00, custeio R$ 8.650,00, caracterizados como mini e pequenos produtores exclusivamente pronafianos. Estes parceiros destacaram-se em nível estadual como uns dos maiores aplicadores de crédito rural.

A agência do Banco do Brasil de Icó, por exemplo, fez várias liberações de projetos de investimento e custeio do Pronaf neste último mês de junho de 2020, apesar do grave problema de saúde pública que passa todo o país com advento da Pandemia da Covid-19. Segundo Mailton Bezerra de Almeida, assessor de técnico de Crédito Rural Pronaf da Ematerce, a empresa foi responsabilizada por visitar, elaborar, acompanhar, dar orientações e assistência técnica aos produtores beneficiários dos recursos do Pronaf.

“O crédito é o meio de se chegar ao fim, pois através desses implantaram-se novas tecnologias, os produtores estruturam suas propriedades fazendo aquisições de máquinas, equipamentos e utensílios agrícolas, construção de obras rurais e a sua modernização, animais como padrão genético elevado, melhoria de manejo e sanidade, insumos e rações, tudo financiado pela agência de Icó com recursos do Pronaf, além de termos feito todas as prorrogações, renegociações com laudos de visitas e pareceres de viabilidade econômica, todas essas solicitadas pelo produtor junto à agência bancaria, no total de 2.100 unidades atendidas”, explica Mailton de Almeida, reafirmando o compromisso e a responsabilidade da empresa em dar continuidade ao desenvolvimento de políticas públicas, garantindo o crescimento da agropecuária local e em todo estado.

Parcerias

Nesse sentido, agora com uma parceria com a UniVS (Universidade Vale do Salgado), através do curso de Bacherelado de Administração, a Ematerce participou de um estudo sobre o Pronaf Mais Alimentos no município de Icó, tendo como público-alvo produtores do Perímetro Irrigado Icó Lima Campos, com 97 beneficiários dos recursos do Pronaf e todos exclusivos clientes do Banco do Brasil. Participaram da pesquisa o técnico Mailton de Almeida, os professores João Anselmo e Marcos Jonat, também pesquisador e coordenador

A pesquisa apresentou o resultado de que 95% dos recursos liberados via Pronaf foram aplicados no comercio local, gerando mais empregos e renda na economia local, não foram detectados desvio de créditos, baixo índice de inadimplência (mesmo no período de seca), melhoria da gestão da propriedade e consciência ambiental, instrumento modificador e multiplicador com aumento da produção, produtividade, renda familiar e vida social.

Para Mailton, as perspectivas com os próximos ações e projetos são muito positivas, pois acredita-se que haverá maior regularidade das chuvas com o fim de período de estiagem, além da Transposição do Rio São Francisco com Icó passando a ter dois rios perenizados, o Salgado e o Jaguaribe e com grandes áreas disponíveis ao uso da irrigação.

Outra expectativa é com o lançamento do Plano Safra de 2020/202, moderno e com mais recursos, menores taxas de juros, que pode aperfeiçoar o processo de melhoria produtiva e fortalecer as parcerias como as com o Banco do Brasil, Conab, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Associações, Dnocs, Adagri, UniVS, Adicol, Sindicatos, Cooperativas, Associações das Cadeias Produtivas, Colonia de Pescadores e Prefeitura Municipal de Icó.

Crescimento

Para o produtor pronafiano (foto acima) e beneficiário de crédito Hudson Brasil, do Sítio da Via, em Ico, o trabalho de capacitação junto à Ematerce incrementou a silagem para a reserva alimentar animal e melhoramento da produção de leite. AInda foi possível implementar a atividade de ordenha mecânica, possibilitando um aumento de cerca de 15% na produção de de leite, além da redução de custos.