Juazeiro do Norte: Cooperativa Agrícola, parceira da Ematerce, doa cestas básicas a instituições beneficentes.

2 de julho de 2020 - 09:38 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce do Crato-CE e da Coopaefarc

Produtos agrícolas entregues a instituição filantrópica de Juazeiro do Norte-CE

A Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri (Coopaefarc), sediada em de Juazeiro do Norte-CE, neste período de pandemia, está destinando o excesso de produção de frutas (transformadas em polpas), para doações a entidades filantrópicas e assistenciais do município.

Duas lives foram realizadas, usando mídias sociais, pelo comunicador Jota Farias, quando foram arrecadados produtos alimentícios, doados pela população, somando-se aos 200 quilos de polpas de caju, goiaba, acerola, manga e maracujá, dados pela cooperativa e entregues às seguintes entidades do município: Canto do Sabiá, Orfanato Jesus Maria José e Abrigo Nossa Senhora das Dores.

Outra live foi realizada pelos Jornalistas César Filho e Eri Menezes, por intermédio do programa “Noticias da Cidade”, da Televisão Verde Vale do Cariri, quando a Coopaefarc doou 2.000 quilos de polpas, de diversos sabores, frutas e verduras “In natura”. Os produtos, dessa live, foram ofertados a cinco entidades assistenciais de Juazeiro do Norte.

A Coopaefarc, fundada em 2015, conta, atualmente, com 202 cooperados, de todos os municípios da região do Cariri cearense. A produção agrícola (polpa de diversos sabores, abóbora, banana, batata-doce, cebolinha, coentro, goma de mandioca, macaxeira e mamão), conseguida pelos associados, em tempos normais, é vendida para as prefeituras de Juazeiro do Norte-CE e Nova Olinda-CE, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) compondo, assim, o cardápio da merenda escolar. A renda mensal varia de R$ 65 mil a R$ 100 mil, por mês. Com a pandemia, as vendas, no período de abril a junho de 2020, chegaram a R$ 500 mil.

Doações de produtos agrícolas aos programas “Mesa Brasil”, do SESC e “Banco de Alimentos”, da Secretaria Municipal de Ação Social de Juazeiro do Norte -CE .

“Dentre as diversas ações sociais, realizadas pela instituição cooperativa, destaca-se a doação de produtos agrícolas, para os programas do Serviço Social do Comércio (SESC) “Mesa Brasil” e para o “Banco de Alimento”, da Secretaria de Ação Social, da Prefeitura de Juazeiro do Norte. Esses programas objetivam recolher doações de produtos alimentícios, provenientes dos agricultores familiares e dos supermercados, destinando-os às famílias pobres das periferias da sede municipal.

A cooperativa, desde sua fundação, recebe o irrestrito apoio do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), escritórios regional e locais, localizados nas cidades do Crato-CE e Juazeiro do Norte-CE, pelos técnicos Elcileide Mendonça, Elder Cruz e Sérgio Linhares. O presidente da COOPAEFARC, Francisco Ferreira Brito (conhecido por Diassis), afirma que, sem o trabalho incessante da Ematerce, a cooperativa não estava tão bem, como hoje, em termos financeiros e administrativos.

O dirigente da mencionada cooperativa disse ainda que a Ematerce são os pés, as mãos e a cabeça pensante da Cooperativa e que, sem a Ematerce, talvez a gente nem existisse. Para ele, seria injusto deixar de reconhecer o grande apoio dos técnicos da Ematerce e os entusiastas do Cooperativismo, Francisco Lóssio (Gerente Regional da Ematerce, no Crato-CE), e Sérgio Lima (Assessor Estadual de Cooperativismo da Ematerce).

Funcionários da Coopaefarc entregando polpas e frutas para instituição de assistência às pessoas vulneráveis de Juazeiro do Norte-CE

Recentemente, a Ematerce e a Fundação Banco do Brasil assinaram convênio, com a finalidade de prospectar cooperativas e instituições, ligadas à Agricultura, para fornecerem cestas básicas, com a finalidade de atender às necessidades nutricionais das populações, em situação de vulnerabilidade, em alguns municípios do Ceará. O programa “Salva Vidas- COVID-19”, financiado pela Fundação Banco do Brasil, repassou à Coopaefarc a importância de R$ 300 mil, para fornecer 1.300 cestas básicas, para serem distribuídas nos municípios de Altaneira-CE, Crato-CE, Juazeiro do Norte-CE, Santana do Acaraú-CE, Maranguape-CE, Pindoretama-CE, Fortaleza-CE e Cascavel-CE. Outras 11 instituições espalhadas, por todo o Estado, produzirão 2.633 cestas básicas com o mesmo objetivo.

Técnicos da Ematerce entregam cheque da Fundação Banco do Brasil para a Coopaefarc operacionalizar o programa “Salva Vidas- COVID-19, em vários municipios do Ceará

A Coopaefarc, com o apoio da Ematerce e das Secretarias de Municipais de Agricultura de Juazeiro do Norte-CE, Crato-CE, Nova Olinda-CE e Altaneira-CE, mantém um programa de distribuição gratuita de mudas frutíferas, não somente para os cooperados, bem como para pequenos agricultores familiares, que se interessem pela Fruticultura. As mudas são adquiridas, em Petrolina-PE, no assentamento do lote M-9, pela cooperativa e parceiros.