Ematerce destaca parceria no Dia Internacional do Cooperativismo

6 de julho de 2020 - 11:15 # # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), como parceira de várias cooperativas, do setor Agropecuário cearense, une-se aos dirigentes e aos cooperados, no Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado, anualmente, sempre no primeiro sábado do mês de julho, para ressaltar sua importância socioeconômica, em especial, no estado do Ceará.

Para o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim (foto acima), o funcionamento das cooperativas, em diversas atividades dos três setores da Economia (Agropecuário, Industrial e de Serviços), é responsável pela viabilização dos negócios de um grupo de pessoas, contribuindo para produzir riquezas e gerar empregos nos municípios onde estão instaladas. Acrescenta que o Cooperativismo, dentre os princípios, seguidos, representa solidariedade, união e ação em conjunto. No tocante aos agricultores familiares, estes têm o mesmo objetivo econômico e social, o que lhes proporciona mais oportunidades, de forma igualitária, na produção e comercialização de gêneros alimentícios e serviços.

Como exemplo das parcerias, entre Ematerce e Cooperativas, cite-se a Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri (Coopaefarc), (COOPAEFARC), cujo presidente é Francisco Ferreira Brito (conhecido por Diassis). Essa, desde sua fundação, em 2015, recebe o irrestrito apoio do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), por intermédio dos escritórios regional e locais, localizados nas cidades do Crato-CE e Juazeiro do Norte-CE.

No Ceará

Quanto ao número de cooperativas, no estado do Ceará, informou o presidente do Sistema OCB-Sescoop/CE, João Nicédio Alves Nogueira, ex-extensionista da Ematerce, que, no geral, são111 cooperativas, registradas e regulares, com 69.682 associados, representando 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. Frisou, ainda, que das 111 cooperativas, 26 pertencem ao setor agropecuário com 4.217 cooperados. Em seguida, destacou a parceria da OCB-CE e a Ematerce, como sendo forte e atuante, no setor agrícola, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos agricultores e de seus familiares, mediante a prestação de assistência técnica e extensão rural.

Princípios do Cooperativismo

Os princípios cooperativos são as linhas orientadoras, por meio das quais, as cooperativas levam os seus valores à prática. Veja abaixo os sete princípios que todas as cooperativas devem seguir:
2º Princípio – Gestão Democrática pelos Cooperados
3º Princípio – Participação Econômica dos Cooperados
4º Princípio – Autonomia e Independência
7º Princípio – Interesse pela Comunidade
5º Princípio – Educação, Formação e Informação
6º Princípio – Cooperação entre Cooperativas

Histórico

Em 1844, na Inglaterra, alguns tecelões se uniram e criaram a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale, com 28 associados, em Rochdale, que, em 1852, deu origem à Cooperativa de Rochdale, considerada, historicamente, a primeira cooperativa formal, no mundo.

O Dia Internacional do Cooperativismo, no início, era conhecido como o Dia da Cooperação e, mais tarde passou a ser chamado de Dia do Cooperativismo, e atualmente é reconhecido como Dia Internacional do Cooperativismo.
A primeira celebração do Dia do Cooperativismo foi, no ano de 1923, quando era comemorado, sempre no primeiro sábado do mês de julho, com uma confraternização entre todos os povos, ligados a atividades de cooperativismo. Mas, oficialmente, a data só foi criada em 1994. O cooperativismo é um preceito que indica a colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, e com o objetivo de adquirir vantagens comuns para as suas atividades econômicas.

Importante frisar que um dos fundamentos do cooperativismo é o progresso social, através da cooperação e da ajuda mútua, pelo qual aqueles que se encontram na mesma situação conseguem, pela soma de esforços, garantir a sobrevivência.
Diretamente, sobre as relações econômicas, o cooperativismo atua com o objetivo de reduzir custos de produção, ter melhores condições de preço e prazo, ou seja, inferir no sistema em vigor na busca de alternativas.
O Dia Internacional do Cooperativismo celebra o fato de que os homens vêm trabalhando em conjunto, desde os tempos mais primitivos, na colheita e na produção de bens. A Organização das Nações Unidas decretou o ano de 2012 como o ano Internacional das Cooperativas. (Fontes – Internet – sobre histórico do Cooperativismo).