Técnico do Sebrae-CE ministra palestra com foco na Apicultura e Mercado

10 de julho de 2020 - 08:42 # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

O diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Itamar Lemos Marques, representando o presidente Antonio Rodrigues de Amorim, gerentes estaduais, regionais e locais, assessores estaduais e equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação e 15 professores da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) participaram de uma palestra técnica por videoconferência, proferida na manhã de quinta-feira, 09 de julho de 2020. Com o tema Apicultura: Competitividade e Mercado, o Engenheiro Agrônomo Raimundo Reginaldo Braga Lobo, atual gerente de Competitividade do Sebrae-Ceará, deu uma visão dessa atividade em alguns países, no Brasil e no Ceará.

Na apresentação do palestrante, o diretor técnico da Ematerce (foto acima) saudou-o, elogiando-o, não apenas como figura humana exemplar, bem como pela sua competência, um dos melhores técnicos do Sebrae, na qualidade de Eng° Agr°, gerenciando, atualmente, importante setor do Sebrae-CE, o da Competitividade. Agradeceu-lhe a oportunidade de proporcionar, aos extensionistas, o aumento de conhecimentos técnicos, no tocante a das atividades agropecuárias, executada pela Ematerce, ou seja, a Apicultura e seu Mercado, assistindo os agricultores, sobretudo os de base familiar, em muitos municípios cearenses.

Antes de abordar o tema de sua palestra, Reginaldo (foto acima) saudou os presentes e disse da satisfação de falar, sobre Apicultura e Mercado, para seleto grupo de profissionais da Ematerce e da Seduc. Comentou ter aprendido mais, com colegas da Ematerce, do que nos cursos, dos quais participou. Afirmou, ainda, que é, no campo, que se aprende mais, sendo, pois, necessário sair da mesa e ir a campo, onde se resolvem problemas, no caso específico, dos apicultores (agricultores), segundo um conselho que lhe deu o ex-presidente da construtora Odebrecht, pai do filho que está preso.

Reginaldo disse, também, que o campo é que ensina. Sobre as referências do diretor e amigo, Itamar Lemos, citou ter sido pródigo, nos elogios, à sua pessoa, o que o deixava lisonjeado. Destacando a Ematerce, falou ser um órgão estadual, que sabe como atuar bem no campo, quando da prestação de assistência técnica agropecuária e gerencial aos produtores rurais. Isso é inegável”, pontuou.

APICULTURA E MERCADO

O palestrante, com o uso de lâminas, destacou, inicialmente, a importância da Apicultura e da introdução do Agro no Sebrae-CE. Explicou ser a sustentabilidade o primeiro princípio da produção de mel de abelha. Dentre os resultados esperados, enfatizou a legalização da empresa, para comercializar, através do SIF/SIE, a venda coletiva, por intermédio de cooperativa, a comercialização para supermercados, feiras, eventos e para o governo, afora a regularidade da venda, durante todo o ano, e a logística da entrega do produto pelos vendedores especializados.

Em seguida, reportou-se, a respeito da apresentação dos produtos embalados e padronizados, com tamanhos adequados ao mercado, com qualidade e preço adequado para o consumidor. Falou acerca da venda do mel, em comércio justo, o denominado (Fair Market). Comentou, também, a necessária comercialização virtual (pela Internet), vez que o denominado E-comerce é uma realidade e praticado, por diversas empresas, sobretudo durante esta pandemia.

Continuando em sua explanação, Reginaldo referiu-se à potencialidade da cadeia produtiva do mel orgânico, sendo o Nordeste o maior produtor do Brasil, a implantação das Casas de Mel Certificadas, (55 em implantação e 01 entreposto), incluindo a produção à base de mel de abelha para a saúde (medicamentos). Em termos de produtividade, mostrou que, no Brasil, é de 15kg, por ano, enquanto a da Austrália chega a 120kg/Col/ano (média nacional).

Prosseguindo, o palestrante especificou os fatores impulsionadores da Apicultura, como: o capital humano disponível, a experiência dos apicultores, os equipamentos e as colmeias disponíveis, a abundância de pasto agrícola, o mercado consumidor, a essencial assistência técnica continuada e a cooperação dos apicultores como as oportunidades de negócios. A Apicultura, se bem explorada, é e será sempre uma atividade econômica e de cunho social, pela capacidade de gerir riquezas (divisas), empregos, contribuir para a saúde da população, sem falar de que as abelhas ajudam a preservação do Meio Ambiente e a polinização das lavouras, dentre outros benefícios à humanidade.

Ao término da videoconferência, o técnico do Sebra-CE respondeu às perguntas dos mais de 50 participantes, os quais ficaram satisfeitos, pelas esclarecedoras respostas, dados acerca dos resultados da produção, produtividade, mercados, exportações, comercialização, política de Marketing, além da necessidade de orientar os apicultores, para se obter um mel de qualidade, e estimulando os consumidores, empresas nacionais e estrangeiras a comprá-lo, por um preço justo, onde o produtor tenha maior margem de lucro. Saliente-se que mereceu elogios e aplausos dos extensionistas da Ematerce e dos professores, da Seduc-CE, convidados para a palestra virtual, pela rica e ilustrativa palestra.