Ematerce: palestra aborda Cenário do Cooperativismo, Econômico e Agronegócio

13 de agosto de 2020 - 08:00 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A diretoria executiva da Ematerce e técnicos, da capital e do interior, participaram, na manhã de quarta-feira, 12/08/20, de uma palestra virtual, transmitida, pelas ferramentas Zoom e Youtube, sobre o Cenário Político, Econômico, Tributário e o Impacto no Agronegócio, ministrada por Fabíola da Silva Nader Motta e Eduardo Lima Queiroz, da Gerência de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas (OCB/Nacional).

Na abertura, o presidente do Sistema OCB-Sescoop/Ceará, João Nicédio Alves Nogueira (Foto acima), elogiou a parceria com a Ematerce, pelo importante trabalho, em benefício dos agricultores familiares cearenses. Mencionou, também, que, como Engenheiro Agrônomo, se sentia, ainda, um extensionista, mesmo tendo deixado a Ematerce, há muitos anos, e abraçado o Cooperativismo, no Estado do Ceará, atuando como presidente. Destacou que o Cooperativismo funciona como uma empresa que, em vez de ter somente um proprietário, tem várias pessoas, trazendo benefícios, não somente para os cooperados, bem como para a sociedade nos três setores da economia.

Com a palavra, o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim (Foto acima), enfatizou a importância da palestra, numa troca de saberes, entre os profissionais da OCB local e nacional, nas pessoas do Nicédio e das palestrantes Fabíola e Eduardo, dirigentes e técnicos da Ematerce, o que é motivo de satisfação renovada, quando o assunto é Cooperativismo, sobretudo, o Agrícola. Agradeceu o aceite do convite, por parte dos representantes da Organização Brasileira das Cooperativas, em explanar um tema, mesmo de maneira virtual, bastante participativo (mais de 100 participantes) e ilustrativo, sem o contato presencial dos participantes. Com relação ao trabalho da Ematerce, em parceria com a OCB-CE, ressaltou; “ Estamos começando e nada acontece de uma vez”.

 PALESTRA

A palestrante Fabíola da Silva Nader (Foto abaixo), ao iniciar a explanação, informou ser uma satisfação estar dialogando, virtualmente, com representantes da Ematerce, empresa que, no Ceará, é uma parceira atuante da OCB, presidida pelo ex-extensionista João Nicédio, o que facilita o relacionamento dele com os dirigentes e ex-colegas de trabalho. Em seguida, colocou-se à disposição, em Brasília-DF, para interagir com os participantes da videoconferência, quando solicitada.

No decorrer da apresentação, Fabíola abordou as diversas ações e o papel da OCB Nacional, que trabalha, em prol dos cooperados e das comunidades urbanas e rurais, desenvolvendo diversas atividades socioeconômicas e culturais. Frisou que o Cooperativismo é, ainda, um trabalho desconhecido por muitas pessoas, inclusive autoridades públicas e privadas, além de muitos populares, porém, ultimamente, a OCB Nacional atua, junto aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para defender e sugerir ações benéficas para os cooperados e a sociedade, de modo geral, sem falar da divulgação das ações pelas redes sociais e meios de comunicação de massa. O trabalho – disse – é árduo, porém compensador pelas conquistas alcançadas.

A DIFERENÇA DO COOPERATIVISMO

Falou, a seguir, da diferença prevalecente do Cooperativismo, ou seja, a inclusão financeira e produtiva, por meio de economia de escala, a capilaridade e o desenvolvimento local e regional, a participação do cooperado, na tomada de decisões, a substituição do lucro pela sobra, a transferência de tecnologia no campo e a agregação de valor, a sociedade de pessoas: o vínculo de confiança na comunidade.

Prosseguindo, afirmou que o Cooperativismo, no Brasil, contribui com 53% da produção agropecuária; 6.045 pontos de atendimento em 594 municípios; 450 milhões de toneladas de carga; 46 milhões de veículos, ou seja, 2 bilhões de passageiros ao ano; e 32% do mercado privado de saúde. Reportou-se, também, à presença do Cooperativismo, em reuniões, nas redes sociais e nos veículos de comunicação de massa, divulgando o que vem sendo realizado, de produtivo e eficaz, pelo Sistema OCB Nacional.

TRABALHO DE FORTALECIMENTO

Acrescentou que o sistema tem a responsabilidade de trabalhar, para fortalecer a Agricultura Familiar e seus beneficiários, com vistas a uma produção de gêneros alimentícios, de qualidade e sadios, o que é feito, também, pelo Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emateres) em todo o território nacional. Citou que, na Agenda de Decisões do Governo Federal, estão a saúde pública, a garantia de renda, o abastecimento, a garantia de empregos, o acesso ao crédito, a política fiscal e os investimentos.

Abordou, igualmente, os pontos de atenção para o Cooperativismo e para o Agro, como: grande pressão interna e externa sobre a pauta ambiental; a demanda, cada vez maior, por boas práticas de segurança dos alimentos; a reforma tributária, isto é, o risco de aumento da carga tributária; os possíveis cortes nas políticas de financiamento e de crédito rural; e as fortes disputas entre fontes orçamentárias (políticas públicas cooperativismo e Agro).

Nas considerações, os palestrantes Fabíola e Eduardo (Foto acima) ressaltaram a importância da presença do Cooperativismo, em todos os elos da cadeia produtiva, como: insumos (sementes, mudas, fertilizantes); pesquisas, difusão de tecnologias, agroindustrialização com agregação de valor, armazenagem e comercialização (acesso a mercados). Esclareceu que, no mundo, o Cooperativismo representa 1,2 bilhão de cooperados, 280 milhões postos de trabalho, 3 milhões de cooperativas, estando, pois, o Cooperativismo presente em mais de 150 países, o que significa uma força mundial. No Brasil, são mais de 16 milhões de cooperados nos diversos setores da economia.

RELEVANTE ATUAÇÃO  

Segundo Eduardo (Foto acima), a OCB/Nacional tem relevante atuação, nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e acompanha tudo o que é de interesse das cooperativas e cooperados. São 300 parlamentares, sendo 268 deputados federais e 30 senadores, pertencentes à Frente Parlamentar do Cooperativismo, que, com seus votos, defendem e ajudam o Cooperativismo e os interesses dos cooperados, sem falar de um grupo de parlamentares, em torno de 40, ex-dirigentes de cooperativas, que mantêm contatos mais próximos com representantes da OCB-Nacional. Disse ser necessário estar a par do que acontece, no Brasil, nos setores econômicos dos estados, municípios e do Brasil, como um todo, visando contribuir para o fortalecimento do Cooperativismo e o desenvolvimento sustentável.

Vale salientar que alguns dirigentes e técnicos da Ematerce fizeram perguntas e obtiveram respostas convincentes, recebendo os apresentadores elogios. Ao encerrar a videoconferência, Itamar Lemos, em nome da Ematerce, além de agradecer a participação dos palestrantes e dos presentes, pontuou ser a primeira vez que a Ematerce passa a usar mais um expressivo canal de comunicação, o Youtube. Expressou, também, que, dentre 17 diretrizes da Ematerce, uma é o Cooperativismo.

O diretor técnico  da Ematerce (Foto acima) sugeriu que, por intermédio do assessor estadual Sérgio Lima, fosse ministrada uma palestra, com foco no Sistema de Comercialização da Agricultura Familiar (Secap) e no Portal do Agricultor do Ceará, trabalho da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e Ematerce, ferramentas que ajudariam os cooperados cearenses, na comercialização de seus produtos. Isso, se de interesse dos representantes da OCB Nacional, Fabíola e Eduardo. Finalizando, enfatizou: “Hoje, assistimos não a uma aula e, sim, a um verdadeiro “show” de explanação sobre Cooperativismo”. A seguir, em reconhecimento, pela enriquecedora videoconferência, solicitou a todos uma salva de palmas para os palestrantes.