Ematerce participa de videoconferência sobre Processo de Certificação Orgânica

17 de agosto de 2020 - 12:34 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Zilval Fonteles- Assessor de Agroecologia da Ematerce

A Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – através da Geate (Gerência de Apoio Técnico, Assessoria de Agroecologia), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – por meio da Codece – Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária – e a Secretaria Municipal de Agricultura de Baturité-CE, participou de uma videoconferência sobre Processo de Certificação Orgânica por Controle Social – OCS.

A videoconferência foi articulada pelo coordenador da Codece, Eduardo Barbosa, e pelo técnico da SDA, Josafá Martins, atendendo uma demanda do titular da Secretaria Municipal de Agricultura de Baturité-CE, Bonaldo Braga. Participaram do evento os assessores de Agroecologia da Ematerce, Fernanda Aquino, Sidônio Vieira e Zilval Fonteles, o supervisor da Ematerce, regional de Baturité, Olegário Rocha, 45 produtores rurais, fornecedores inscritos do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – além de vendedores de frutas, verduras e outros produtos agrícolas, em feiras de produtos orgânicos, realizadas semanalmente na região.

Os grupos de produtores rurais, que possuem os Certificados da Agricultura Orgânica de Controle Social – OCS – são beneficiados, com um aumento de 30%, nos preços dos produtos, fornecidos para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – por estar fornecendo produtos alimentícios de qualidade e isentos de agrotóxicos, garantindo, assim, produtos ecologicamente saudáveis.

O objetivo da videoconferência foi promover o incremento da agricultura orgânica, na região do Maciço de Baturité-CE, onde são beneficiados, com Certificação Orgânica por Controle Social (0CS), em torno de 40 agricultores familiares.