Anater realiza cursos de formação para extensionistas rurais

24 de agosto de 2020 - 12:58 # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Os cursos são voltados os técnicos que atuam nos projetos e programas da agência e têm a proposta de atualizar os profissionais e qualificar os serviços de Ater

Neste mês de agosto, a Agência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) retoma o programa de formação de agentes de Ater, cujos cursos passarão a ser realizados a distância. O programa é um processo continuado de aquisição, construção e reconstrução de conhecimentos para o processo de ensino aprendizagem do extensionista rural, de maneira a valorizar os profissionais e qualificar os serviços de Ater.

Mais de seis mil extensionistas rurais, de todas as regiões do país, já passaram pelo programa de formação da Anater e, de acordo com o gerente de Gestão de Ater e Formação, Leonardo Vieira Nunes, nesse primeiro momento, o curso será de atualização metodológica e operacional para os extensionistas rurais que estão atuando nos projetos da Anater. “Nossa proposta é realizar a atualização de todos os técnicos que estão em campo, executando as ações previstas nos projetos, que são realizados em parceria com entidades públicas e privadas prestadoras de Ater em todo o país, maximizando o trabalho do extensionista e elevando a abrangência e a qualidade dos serviços de Ater ofertados aos agricultores e suas organizações”, explica.

O curso de atualização metodológica e operacional será realizado no período de setembro a novembro de 2020, com carga horária mínima de 30 horas. Durante o curso, serão abordados temas como a contextualização, problematização, metodologia e execução da Ater, políticas públicas, gestão de contratos, entre outros temas específicos que são de importância para a Ater. As aulas terão reflexões teóricas em articulação com as práticas vivenciadas pelos técnicos.

“Também teremos um curso específico para os extensionistas que integram as entidades parceiras e que ainda não passaram pelo programa de formação da Anater, com carga horária de 40 horas”, completa Leonardo Vieira.

As entidades prestadoras de Ater, parceiras da Anater, deverão inscrever os técnicos para participar dos cursos. Para isso, basta enviar a relação, informando o nome, CPF, e-mail e telefone dos técnicos, através do e-mail: eadformacao@anater.org

Fonte:
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)
Assessoria de Comunicação Social