Ematerce orienta produtores de Caririaçu-CE a praticarem consórcio fava e milho híbrido

14 de setembro de 2020 - 11:39 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Foto: Escritório da Ematerce de Juazeiro do Norte-CE.

O gerente da Ematerce em Juazeiro do Norte-CE acompanha colheita de Fava no município de Caririaçu-CE.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – através do escritório de Caririaçu-CE, orientou os agricultores familiares, que receberam sementes selecionadas de milho híbrido, pelo programa “Hora de Plantar”, do Governo do Estado/Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – com execução da Ematerce, por meio dos escritórios e postos avançados, em todos os municípios do Estado, a praticarem consórcio fava/milho híbrido.

As orientações, prestadas, foram no sentido de consorciarem o milho à cultura da fava. O técnico e gerente do escritório de Juazeiro do Norte-CE, Sérgio Linhares, afirmou que, no município de Caririaçu-CE, anualmente, dependendo do inverno, quase a totalidade dos produtores, que cultivam a fava, são agricultores de base familiar, chegando a 1.100 famílias, e uma área plantada de 1.200 hectares, com o consórcio milho/fava. Nos municípios, que compõem a Região do Cariri, o programa “Hora de Plantar” distribuiu 12.000 (doze mil) toneladas de milho híbrido.

A cultura da fava, conhecida também como feijão-fava, é plantada, no município de Caririaçu-CE, em regime de consórcio com o milho, formando um casamento perfeito, uma simbiose, em que o milho oferece o suporte para a rama da fava crescer e desenvolver-se e, como recompensa, recebe o nitrogênio fixado no solo pela leguminosa fava.

A fava é uma cultura rústica que se desenvolve bem no clima semiárido nordestino. É, também, ótima fonte de alimento, muito rica em proteínas, servindo de alimento para o ser humano e para bovinos, suínos e caprinos. É ainda excelente fonte de renda e mão de obra, principalmente, na época do verão, quando ocorre sua colheita. As variedades das favas, costumeiramente, plantadas pelos produtores, são: Belinha, Raio de Sol, Branca e Rajadinha, segundo informam os técnicos da Ematerce, de Caririaçu-CE, Viderlandio Siebra e Emerson Mascarenhas;

Com essas variedades, os 1.100 agricultores familiares cultivam, em média, cada um, quatro hectares de fava/milho híbrido, obtendo uma produtividade do milho, variando entre 1.500 e 2.000 kg por hectare. A produtividade da fava varia, de conformidade com a fertilidade do solo, assim especificado: solo mais fraco, 500 quilos/hectare; solo mais fértil, 1.500 quilos/hectare, obtendo, assim, ótima média de 750 quilos por hectare. Em 2020, a produção esperada de fava no município é de 900 toneladas.

A fava tem muita aceitação no mercado do Nordeste, em especial, na Região do Cariri do Ceará, por ser muito apreciada e consumida pela população, O preço, em nível de produtor, no momento, é em torno de R$ 300,00, o saco de 60 quilos. Geralmente, a partir do mês de dezembro, o preço tende a subir bastante. Existem, no município, muitos atravessadores, comprando o produto. O agricultor não tem dificuldade na venda. Logo após a colheita, a maior parte da produção destina-se aos atacadistas/varejistas, que estocam em armazéns de Caririaçu-CE e Juazeiro do Norte-CE, esperando pela entressafra, visto conseguir preços mais compensadores para outros mercados.