Ematerce faz reunião virtual sobre regras de retorno ao trabalho presencial

22 de setembro de 2020 - 18:53 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicacão. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872 Fotos: Antonio José

A diretoria executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), por intermédio do diretor administrativo e financeiro, Inácio Mariano da Costa, realizou, na tarde de terça-feira, 22 de setembro de 2020, uma reunião virtual, com foco nas diretrizes, elaboradas pela Comissão Especial de Acompanhamento, no tocante ao retorno às atividades presenciais, (comissão.retorno@ematerce.ce.gov.br), a partir de 21/09/20, para os servidores, que estão abaixo dos 60 anos de idade, e não pertencem ao grupo de risco.

O diretor administrativo (Foto acima), ao abrir a videoconferência, manifestou a satisfação de rever, mesmo de modo virtual, mais de 360 colegas extensionistas, impedido por causa da pandemia do Coronavírus, que obrigou o quadro funcional da empresa a trabalhar por Home Office, cumprindo determinação do Governo do Estado. A seguir, solicitou um minuto de silêncio, em homenagem póstuma, aos que faleceram, a exemplo do Engenheiro Agrônomo Araújo, e da filha do técnico Lopes, vítimas da Covid-19.

Inicialmente, destacou que, nesse período de pandemia, a equipe da Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (Untic), chefiada por Odair de Oliveira, não parou os trabalhos, fato que contribuiu para a empresa desenvolver ações, não presenciais, ou seja, via Internet, na prestação de assistência técnica e extensão rural ao público-alvo, ou seja, os agricultores de base familiar.

Citou, também, a criação de plataformas de comunicação, como a disponibilização do WhatsApp, Youtube, Zoom, Facebook, incluindo grupos de agricultores e agricultoras, para a realização de videoconferências, mediante a participação de dirigentes e técnicos da Ematerce e de alguns representantes de órgãos parceiros das iniciativas pública e privada.

Inácio falou, ainda, a respeito de algumas providências, tomadas pela diretoria, a exemplo da aquisição de 3.700 mil máscaras duráveis e mais de dois mil vidros de álcool gel, além de outros equipamentos de sanitização. Frisou que o atendimento, nos escritórios da empresa, seja feito de forma agendada, para evitar aglomeração de pessoas e solicitou obediência às regras sanitárias. Elogiou a atuação do quadro funcional da empresa e afirmou ter todos se reinventado, para superar as dificuldades surgidas.

Por último, lembrou que o documento, ora apresentado, não está fechado e que a comissão de acompanhamento fica à disposição para quem apontar sugestões no retorno ao trabalho presencial.
Agradeceu aos participantes a presença à reunião virtual e desejou êxito, na execução das atividades extensionistas, no interior e na capital, com responsabilidade, mesmo para aqueles (as) no denominado Trabalho Remoto.

A palavra foi repassada à responsável pelo Núcleo de Registros Funcionais (Foto acima), Maria Charlene da Silva Brandão, que leu o documento, elaborado pela Comissão de Acompanhamento, constituída por João Pedro Pontes Braga Azevedo, José Bartolomeu Cavalcante, Maria Charlene da Silva Brandão e Odair José Facundo Oliveira.

Ao concluir suas considerações, o diretor administrativo colocou-se à disposição, para responder as perguntas dos participantes, referentes a questões de ordem trabalhista, administrativa, financeira e de infraestrutura. Para mais explicações, foi sugerido que, em caso de dúvidas, basta consultar a Comissão de Acompanhamento, acima especificada, pelo e-mail, (comissão.retorno@ematerce.ce.gov.br).

Com a palavra, o diretor técnico, Itamar Marques (Foto acima), elogiou a iniciativa, pelo esforço conjunto dos extensionistas, para adesão dos servidores e agricultores familiares à plataforma Youtube, que, nesta terça-feira, ultrapassou os 1.100, com tendência de aumentar a cada dia. Na verdade, um canal de comunicação a mais à disposição de internautas, que desejarem conhecer trabalhos da Ematerce. Frisou que, na videoconferência, pela manhã, do programa Garantia Safra, houve 802 visualizações.

O presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim (Foro acima), agradeceu a presença de todos e disse que os cuidados devem ser tomados, no trabalho presencial, para que não haja contaminação pelo Coronavírus e não se venha a transmiti-lo aos familiares, aos agricultores atendidos e a outras pessoas. Amorim, entusiasmado, enfatizou as novas plataformas, disponibilizadas pela Ematerce, com vistas à ampliação das informações, acerca dos trabalhos em beneficio dos agricultores e de suas famílias, no período de pandemia da Covid-19.