Mucambo: Ematerce participa de Oficina para elaboração do plano de resíduos sólidos.

2 de outubro de 2020 - 15:41 # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), por meio do escritório de Mucambo-CE, participou, no dia 29/09/2020, de uma oficina intitulada: “Oficina Participativa de Elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos” – PMGIRS – realizada pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de Mucambo. O evento foi apresentado pela Engenheira Ambiental Glenda Costa.

De acordo com Adelino Melo de Oliveira, respondendo pelo escritório local da Ematerce, dentre os objetivos da oficina, destacam-se: Conhecer a realidade individual e suas representações; Explanar aos presentes temas sobre a importância da construção do plano de resíduos sólidos; O que é Política Nacional; e Criar um cenário atual e futuro para o município.

Informou, também, que a oficina contou com a presença de representantes da Secretaria de agricultura, Meio ambiente e Recursos Hídricos, nas pessoas de Bené, atual Secretário de Agricultura, Voca e Fábio, e da agente rural de Mucambo, Thays Paulina Martins, representando a Ematerce local, e do secretário de gabinete do município de Mucambo.

Presentes, ainda, o Conselho Municipal de Defesa do Meio ambiente (Condema); secretários de Saúde, Infraestrutura e Urbanismo, Esporte e de Educação; representantes do secretariado escolar, da sede e da zona rural do município; Sindicato dos Trabalhadores Rurais (representado pela presidente Ritinha), além da participação de representantes das Associações das Comunidades Rurais e da Associação de Catadores e Catadoras Reciclando para a Vida (ACCRV).

Em sua avaliação, o evento foi dinâmico, visto ter havido espaço, para que todos manifestassem seus pontos de vista, colaborando com a programação de ações, que podem ser implementadas, no município de Mucambo, com a finalidade de se dar um destino correto aos resíduos sólidos.