12 DE OUTUBRO: CARINHOSA E JUSTA HOMENAGEM AOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS

12 de outubro de 2020 - 07:52 # # # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872 Fotos: Edilmo Gurgel e Antonio José:

Numa realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), da Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará (AEAC), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), por meio de videoconferência, na manhã de sexta-feira, (09/10/20), com o uso das plataformas Zoom e Youtube Oficial da Ematerce, os Engenheiros Agrônomos foram homenageados, pelo transcurso do Dia Nacional da categoria, comemorado, anualmente, em 12 de outubro, por sinal, o Dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, feriado nacional, o Dia da Criança, do descobrimento da América, em 1492, pelo navegador italiano Cristóvão Colombo, Dia do Mar, Dia do Corretor de Seguros, Dia Nacional da Leitura, Dia do Cirurgião Pediátrico e Dia do Mar.

Na abertura da solenidade virtual, o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, na foto abaixo, ressaltou a importância desta categoria profissional, que muito contribui para o desenvolvimento sustentável da Agricultura, sobretudo a de base familiar. Isso, devido às orientações, com conhecimentos técnicos e experiências de campo, adquiridas, no dia a dia, numa troca de saberes, entre extensionistas e produtores rurais, o que resulta no aumento da produção de alimentos sadios, para o consumo humano e animal, e para a elevação da produtividade das lavouras de sequeiro e irrigado.

Amorim lembrou os tempos, em que o Engenheiro Agrônomo visitava as propriedades rurais, montados em cavalos, e, com o decorrer dos anos, passou a usar Jipes, no deslocamento às fazendas, depois evoluindo para automóveis confortáveis, deixando de lado, também, a velha cartolina (Álbuns-Seriados), para explicações técnicas aos agricultores, e, com a chegada da Internet, adotaram modernos instrumentos da tecnologia da informação e da comunicação, que os auxiliam no repasse das orientações técnicas agropecuárias e gerenciais aos produtores rurais.

REINVENÇÃO

Amorim disse, também, que, com a evolução das tecnologias agropecuárias, os Engenheiros Agrônomos estão reinventando-se, em suas ações, fato benéfico e elogiável, pois o setor agrícola, como um todo, e os agricultores (as) saem ganhando, tanto em termos da redução da força braçal, quanto da elevação da produção e produtividade agropecuária, afora menos horas gastas, na execução de diversas atividades, nas propriedades rurais. Acrescentou estar havendo inovações, no campo, falando-se em tecnologias 4G e 5G, que, sem dúvidas, revolucionarão e acelerarão o processo de desenvolvimento agropecuário no Brasil e em outros países.

Ao concluir sua saudação, o dirigente da Ematerce, pontuou que, graças aos Agrônomos, esses ajudaram a desenvolver as propriedades rurais e muitos produtores rurais cresceram e estão no ramo empresarial. Em seguida, afirmou que, onde os Estados têm um Cooperativismo forte, há a presença de um Engenheiro Agrônomo. Foi enfático, quando disse: “Não tem Cooperativismo, se não tiver escala de produção e os agrônomos têm esse papel importante”. Citou, como exemplo, a dedicação do ex-servidor da Ematerce, Engenheiro Agrônomo João Nicédio Alves Nogueira, presidente, há anos, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB-Ceará), ao Cooperativismo no estado do Ceará.

Por último, agradeceu o apoio do governador Camilo Santana, também, um Engenheiro Agrônomo, na pessoa do seu representante, secretário De Assis Diniz. Fez elogios aos dirigentes e servidores da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, parceiros indispensáveis para o funcionamento da Ematerce, órgão oficial de assistência técnica e extensão rural, no Ceará, que assiste o seu público-alvo, ou seja, os agricultores familiares. Sensibilizado, parabenizou os Engenheiros Agrônomos e exaltou a parceria da Ematerce com a Associação de Engenheiros Agrônomos, por intermédio do seu presidente, Engenheiro Agrônomo José Flávio Barreto. Concluindo agradeceu a presença das autoridades e dos participantes da videoconferência e desejou-lhes mais sucessos profissionais.

PILARES DO SETOR AGRÍCOLA

Em mensagem gravada, o presidente da Associação dos Servidores da Ematerce (Assema), Engenheiro Agrônomo Sabino Alano Bizarria, enalteceu a participação dos Engenheiros Agrônomos, no desenvolvimento sustentável do setor Agrícola e da atuação de muitos colegas de profissão, que trabalham na Ematerce, empresa, da qual é também servidor, e que, desde a criação da Ancar (Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural), depois de alguns anos, transformada em empresa pública estadual (Ematerce), continuam fazendo o melhor que sabem, em suas especialidades, sempre a serviço dos agricultores.

Sabino Alano, em sua fala, fez questão de destacar os principais pilares essenciais do setor Agrícola: o Crédito Rural, a Pesquisa, a Comercialização e a Assistência Técnica e Extensão Rural. Esta última, no Ceará, precisa ser fortalecida, com profissionais mais novos, haja vista estar o quadro técnico da Ematerce, acima dos 60 anos de idade e governador Camilo Santana, deveria convocar os aprovados. Sabino agradeceu aos participantes e renovou os parabéns aos colegas Engenheiros Agrônomos pelo transcurso do Dia do Engenheiro Agrônomo e pela prestigiada videoconferência em homenagem a eles.

ASBRAER DESTACA HOMENAGEADOS 

Em sua fala, o presidente da Associação das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e presidente da Emater-Paraíba, Psicólogo e poeta Nivaldo Moreno Magalhães enfatizou que, mesmo não sendo agrônomo, aprende muito com eles e devota admiração, carinho e respeito pelos engenheiros agrônomos, reconhecendo a importância e a responsabilidade que essa categoria profissional tem para o crescimento sustentável da Agricultura em cada estado brasileiro.

Além das datas comemorativas, citadas pelo mestre de cerimônias, o assessor de comunicação da Ematerce, jornalista Antonio José de Oliveira, Nivaldo informou outras, também importantes, no dia 12 de outubro, como o Dia do Corretor de Seguros, Dia Nacional da Leitura, Dia do Cirurgião Pediátrico e Dia do Mar. Sou grato ao Dr. Amorim, pelo honroso convite, para participar e falar um pouco sobre a profissão e o Dia consagrado aos Engenheiros Agrônomos.

A ATUANTE AEAC

Em sua mensagem, o presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará (AEAC), Engenheiro Agrônomo José Flávio Barreto de Melo,na foto abaixo, após saudar as autoridades e os participantes da videoconferência, manifestou sua satisfação, pela realização, com a Ematerce, Asbraer e SDA, de uma homenagem aos Engenheiros Agrônomos, pelo transcurso do Dia Especial da categoria, comemorado, antecipadamente, devido ser o 12 de outubro feriado nacional.

Flávio Barreto fez referências elogiosas aos Engenheiros Agrônomos, com suas destacadas atuações, em várias organizações do Ceará e do Brasil, responsáveis por pesquisas agrícolas, a exemplo da Embrapa, e a prestação de assistência técnica e extensão rural pelo Brasil, em organizações públicas e privadas, nas esferas federal, estadual e municipal. Opinou, ainda, que a Ematerce desenvolve excelentes ações extensionistas, em benefício dos agricultores, visando melhorar suas condições de vida e de suas famílias.

Ressaltou, ainda, que, ao orientar os agricultores, para produzirem mais alimentos e de qualidade, mediante a introdução de tecnologias agrícolas, além da conservação do meio ambiente, os Engenheiros Agrônomos ajudam os empreendimentos agropecuários a crescerem, de modo sustentável, proporcionando a seus proprietários mais lucros e a satisfação, pelo trabalho realizado, quer na exploração das lavouras, quer na criação de animais e na conservação dos recursos naturais.

Mencionou, ainda, várias realizações da AEAC, dentre as quais a sugestão, por ofício, ao governador Camilo Santana, para que, no dia 12 de outubro, do ano em curso, ocorresse a divulgação do chamamento, total ou parcial, dos aprovados, no concurso da Ematerce, e que fossem publicadas, pela Imprensa escrita local, mensagens congratulatórias aos profissionais da Agronomia do Ceará. O presidente da AEAC renovou os parabéns aos colegas Engenheiros Agrônomos e colocou-se à disposição deles e dos participantes. “Obrigado Ematerce, SDA e Asbraer pela videoconferência, em reconhecimento pelo muito que representam e fazem os Engenheiros Agrônomos, dentre os quais me incluo, e a todos os presentes”, concluiu.

EM NOME DOS HOMENAGEADOS

O próximo orador foi o Engenheiro Agrônomo Nizomar Falcão Bezerra, na foto abaixo, do Centro Gerencial da Ematerce, em Fortaleza-CE, o qual, em nome de todos os Engenheiros Agrônomos, especialmente, os do Sistema Estadual da Agricultura do Ceará, externou os agradecimentos, pela justa e oportuna homenagem, prestada pela Ematerce, pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Ceará e demais entidades, representadas na sala da videoconferência, pelo transcurso do Dia do Engenheiro Agrônomo, festejado, anualmente, no dia 12 de outubro.

Deu destaque à Engenharia Agronômica, afirmando estar havendo uma transição da Agricultura 3.0 para uma agricultura 4.0, o que exige dos profissionais uma reinvenção, principalmente, daqueles que se formaram no século XX. Prosseguindo, Nizomar enfatizou: “Nesta oportunidade, quero resgatar o Credo Agronômico, que a Universidade e a experiência nos ensinaram, para alicerçar esse universo, que se nos avizinha, crendo na Terra, mãe generosa, fonte de vida, trabalho e dignidade humana e na Agronomia, porque é uma profissão, universalmente, ligada ao bem-estar humano”.

Nizomar acrescentou, ainda, que crê em um Engenheiro Agrônomo, inimigo da pobreza rural e sempre sensível aos problemas sociais do campo em nosso País; em um Engenheiro Agrônomo que valoriza a experiência do produtor e confia em sua capacidade, incentivando sua inventividade, pois bem sabe que mais vale caminhar junto, que servir de apoio, e ser um Engenheiro Agrônomo, sempre ávido de conhecimentos, derivados dos avanços da Ciência e da Tecnologia, da experiência diária ou milenar.

Continuando, asseverou: “Um Engenheiro Agrônomo, consciente de que elas são armas valiosas, na luta por um campo mais justo, e uma próspera e competitiva sociedade rural, além de um Engenheiro Agrônomo que saiba mergulhar suas mãos na terra e semear; mas que também use seu engenho, para buscar desenvolvimento e rendimento para os produtores na agroindústria, no comércio e em tudo o que represente bem-estar para o campo”.

Acrescentou, também, que crê em um Agrônomo orgulhoso de sua nacionalidade e origem, por mais modesto que seja, zeloso pela soberania alimentar e política de nosso país, mas universal em seu pensamento sobre oportunidades que um mercado mundial possa oferecer ao produtor rural, ao nosso estado e a nossa Pátria. Finalizou, dando os parabéns aos colegas de profissão e estar satisfeito pela oportunidade ímpar de falar em nome dos Engenheiros Agrônomo, para agradecer as homenagens que lhes foram prestadas em seu Dia Especial.

CONSIDERAÇÕES DO SECRETÁRIO DE ASSIS

A solenidade virtual encerrou-se com a mensagem do secretário De Assis Diniz, foto abaixo, titular da pasta do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). Dentre outras considerações, falou que, apesar de não ser Engenheiro Agrônomo, convive, diariamente, com profissionais dessa categoria, fato que lhe proporciona saber um pouco mais de Agricultura, que, no Ceará, conta com o apoio e a ajuda financeira do governador Camilo Santana, ex-secretário da SDA e que valoriza o setor primário da economia (Agropecuário), por ser, também, Engenheiro Agrônomo.

O secretário De Assis elogiou a atuação da SDA, da Ematerce, Idace e Ceasa, vinculadas que trabalham, com eficiência, pela melhoria das condições de vida do homem do campo, no tocante à produção, comercialização e distribuição de alimentos sadios, para o consumo humano e animal, além de incrementar o processo de regularização de terras dos agricultores cearenses.

Ao finalizar sua mensagem De Assis agradeceu aos órgãos promotores, o convite, para, ao lado de autoridades, de profissionais da Agronomia e de internautas, como representante do governador Camilo Santana, ele também Engenheiro Agrônomo e ex-secretário da SDA, poder homenagear uma categoria profissional, que merece admiração, respeito e ser valorizada, visto ser essencial, no processo do desenvolvimento rural sustentável e em outras atividades econômicas, nas quais atua, de maneira eficiente, honesta, e sendo exemplar em seus cargos e funções. “Obrigado e um beijo, nos corações de vocês, e renovados parabéns a quantos pertencem a essa digna profissão, sem desmerecer as demais, em seu Dia Especial”, sentenciou.