DIA NACIONAL DA PECUÁRIA: EMATERCE TEM A VER COM ESTA ATIVIDADE ECONÔMICA

14 de outubro de 2020 - 18:44 # # #

ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA - ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E-MAIL: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br FONE: (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), no Dia Nacional da Pecuária, comemorado, anualmente, em14 de outubro, tem sua parcela de contribuição à Pecuária cearense, visto orientar pecuaristas, os de base familiar, na criação de bovinos de leite, caprinos, ovinos, suínos, abelhas e aves, a exemplo de galinhas caipiras, capotes, marrecos, peixes e patos.

A Ematerce somente orienta  os agricultores familiares, na Bovinocultura de Leite, para consumo familiar e venda para indústrias, além da produção de derivados, como queijo coalho, de manteiga, coalhada, iogurte, doce, tablete e outras iguarias, de boa aceitação pela população. Segundo o assessor de comunicação da Ematerce, Aécio Santiago, que a entrevistou, a vaqueira Francisca Jocilene da Silva Macena, 42, residente em Morada Nova-CE, há 25 anos, lutou muito para ser uma das produtoras de leite mais procuradas por empresários do setor de laticínios e agregar qualidade ao seu produto.

 

Assiste, ainda, apicultores, em vários municípios do Estado, desde a escolha das abelhas até a construção e manutenção de apiários, sem falar da comercialização do mel e derivados, para que os apicultores consigam maior produção e produtividade e lucros na exploração racional da Apicultura, além de capacitá-los, por meio de cursos, com a finalidade de desenvolver uma atividade econômica mais rentável.

A Ematerce presta, também, assistência pecuária aos criadores de caprinos e ovinos, considerado uma via de desenvolvimento sustentável, no semiárido cearense, uma fonte alternativa de alimentação e renda, para os pequenos produtores rurais, inclusive a venda do couro, para fabricação de calçados, cintos e outras peças artesanais. A criação de cabras objetiva a produção de leite, por sinal, excelente opção de investimento, cujo litro de leite e queijo são vendidos a preço superior ao de vaca.

Os agricultores familiares, acostumados a criarem galinhas, para alimento familiar, estão sendo incentivados pela Ematerce a criá-las para a comercialização. A criação de galinha caipira, além de servir de alimento para as famílias dos criadores, sua carne e ovos são vendidos para apreciadores de um prato à base dessa ave. Os ovos são, também, bastante procurados pela população, embora com preço superior aos das galinhas comuns.

A criação de capote (galinha d’Angola) e de marrecos, aves criadas por alguns pequenos produtores rurais, servem para complementar a alimentação da família e aumentar a renda dos criadores, mediante a venda em feiras livres e na própria comunidade. Já a criação de pato, embora em menor quantidade, é, também, produtora de carne e ovos, que ajuda, na alimentação da família e no aumento da renda, com sua venda ao comércio local.

Legenda: A Ovinocultura recebe, também, assistência técnica pecuária da Ematerce.

Na Piscicultura, a Ematerce orienta a criação de tilápia e outros tipos de peixe, criados em pequenos açudes, barragens e tanques, para alimentação dos agricultores familiares e mais uma fonte de renda, visto ser um alimento muito procurado pela população rural e urbana. A orientação compreende vai desde a escolha do peixe, do reservatório de água, da alimentação e dos tratos, necessários, para que não adoeçam e causem prejuízos ao bolso do criador.

Em síntese, a prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, no que se refere ao setor pecuário, visa proporcionar, não apenas a criação racional e sadia desses animais, por serem fontes ricas de proteínas, bem como ganhos a mais, no bolso dos criadores, com a venda deles, da carne, leite, ovos, peles e outros produtos derivados.

PECUÁRIA NO BRASIL

A Pecuária é uma das principais atividades do Brasil. Trata-se de uma atividade econômica, de suma importância, que contribui para o desenvolvimento sustentável do Brasil e responsável pelos alimentos que a população urbana e rural consome, considerando-se a produção de diversos produtos, originários da pecuária.

A pecuária nacional é gigante, são mais de 200 milhões de cabeças que estão espalhadas pelo Brasil, entre as pequenas, médias e grandes fazendas. As raças são inúmeros, predominando ainda o Nelore na produção de carne. Além disso, o país tem mantido a posição de maior exportador de carne bovina do mundo!

A pecuária começou a se desenvolver no Brasil em meados do século XIX, se tornando mais sólida no século XX com o desenvolvimento de tecnologia na área da genética, permitindo otimizar a produção para o caráter industrial. (fonte Internet).