Santana do Acaraú: Ematerce realiza acompanhamento de produtores junto com cooperativa

15 de outubro de 2020 - 19:06 # # #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

O escritório local da Ematerce iniciou um acompanhamento mais intensivo a um grupo de produtores ligados à A Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú (COOPASA) que solicitou, por meio de ofício, atendimento da empresa, visando consolidar o bom nível de conscientização e produtividade, buscando aprimorar e corrigir aspectos pontuais tanto em termos de produção como na organização gerencial do empreendimento.

Sabendo da importância desta assistência continuada, prontamente a equipe lotada no Escritório de Santana do Acaraú, composta por um zootecnista e dois técnicos em agropecuária, montou uma agenda para articular visitas de diagnostico produtivo e com estas informações desenhar as principais mudanças necessárias para o desempenho máximo dentro da atividade de acordo com a realidade de cada propriedade.

No último dia 7 de outubro, foi realizada uma visita na propriedade do Sr. Nestor Neto, o qual reside na Comunidade Fazendinha, zona rural do município de Santana do Acaraú. Este produtor trabalha com a exploração de aves caipiras para postura e mesmo apresentando boas estruturas, uma alimentação adequada com condições satisfatória de ambiência, o produtor estava cometendo erros primários como regulação inadequada de cochos e bebedouros, o que provocava desperdícios.

Ainda há o problema de ausência de um programa de luz, tendo em vista que as aves necessitam de pelos menos 16 horas de luz (natural e artificial) para completar a formação do ovo e outros pontos que com uma boa orientação facilmente foram resolvidos.

Neste mesmo dia, outros três produtores também foram atendidos. O Sr. Raimundo Araújo, Francisco Euzébio e José do Nascimento, ambos trabalhando com hortaliças, e ainda existem nove produtores os quais já estão agendados e serão atendidos nos próximos dias.

A COOPASA é atendida pelo Programa Ater (Assistência e Extensão Rural) Mais Gestão desenvolvimento pela Ematerce, o qual busca estruturar as cooperativas do Estado do Ceará com o apoio gerencial, organizacional e produtivo para promover e ampliar a capilaridade e atuação desta entidade junto aos produtores rurais do município.

Conhecimento

De acordo com o técnico da Ematerce local, o Zootecnista Caio Vasconcelos, desde o inicio do ano, está sendo construído com a diretoria da cooperativa e o Centro Regional da Ematerce, através da extensionista social Selma Alexandrino, um programa de reestruturação das atividades produtivas dos cooperados com a finalidade de alinhar os conhecimentos e com isso ter uma maior profissionalização dentro do sistema, o que irá gerar inúmeros benéficos nos diversos manejos conduzidos. “Com esses ganhos, o raio de atuação frente à comercialização será ampliado, pois terá um nível produtivo bem mais considerável”, disse Caio.

Fonte: Escritório Ematerce Santana do Acaraú – Caio Vasconcelos