Ematerce realizará videoconferência, para comemorar o Dia Nacional da Extensão Rural

13 de novembro de 2020 - 12:58 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone (85) 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e  Extensão Rural do Ceará (Ematerce), conforme ficou acertado, numa das videoconferências, realizará uma reunião virtual, para comemorar o Dia Nacional da Extensão Rural, celebrado em 6 de dezembro de cada ano, vez que esse tipo de serviço público, foi criado, em Minas Gerais-Belo Horizonte, nesta data, em 1948. No estado do Ceará, a comemoração será no dia 9 de dezembro de 2020. Para o evento, serão convidados o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), dirigentes e os técnicos da Ematerce à disposição, a diretoria executiva da empresa, gerentes estaduais, regionais, locais, assessores estaduais e trabalhadores. além de convidados especiais de órgãos públicos e privados do setor agropecuário.

Legenda: presidente Amorim (foto) e demais colegas de diretoria aprovaram e elogiaram a iniciativa.

Ressalte-se que, no dia 16 de fevereiro de 1954, no Estado do Ceará, passou esse serviço a funcionar, quando recebeu a denominação de Ancar-Ceará (Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural). Foram fundadores o Governo do Ceará, a Associação de Brasileira de Crédito e Assistência Rural, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), O Banco do Brasil, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Associação Comercial do Ceará, a Federação das Associações do Comércio, Indústria e Agropecuária do Ceará, a Federação das Indústrias do Ceará, a União das Classes Produtoras, o Clube dos Lojistas de Fortaleza e o Centro de Exportadores do Ceará. Registre-se que, a partir de 6 de julho de 1976, a Ematerce foi transformada em empresa pública estadual de direito privado.

Na ocasião, ficou acertado, também, que serão entregues certificados aos extensionistas, selecionados pela diretoria executiva, a título de reconhecimento, pelos levantes serviços prestados a agricultores(as) familiares e por vários anos de dedicação à Ematerce. Procedendo, assim, de acordo com a diretoria executiva da Ematerce, os extensionistas e administrativos são incentivados a prosseguir, exercendo ações extensionistas, em 182 municípios de zona rural, dos 194 existentes, em prol do público-alvo da empresa, os (as) agricultores (as) de base familiar. Acrescente-se que, próximo à data do evento, será divulgada a programação.

A reunião, pela Internet, mediante as plataformas Zoom e Youtube Oficial da Ematerce, teve o aprovo do presidente Antonio Rodrigues Amorim, do diretor técnico Itamar Lemos Marques e do diretor administrativo Inácio Mariano da Costa e assumiram o compromisso de apoiar o evento, que terá a equipe de Comunicação (Ascom), a Unidade de Tecnologia da Informação (Nutic) e o Núcleo de Registros Funcionais (Nuref) à frente da sua organização. O mestre de cerimônias será o assessor de comunicação, jornalista Antonio José de Oliveira, contando com a colaboração dos assessores/jornalistas Edilmo Gurgel e Aécio Santiago.