Ematerce: presidente Amorim participa da 58ª Assembleia virtual da Asbraer

20 de novembro de 2020 - 07:42 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Antonio Rodrigues de Amorim, a exemplo de Assembleias anteriores, participou, na quinta-feira (19/11), da 58ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) sob a liderança e condução de seu presidente, Nivaldo Magalhães.

Legenda: presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães.

Na ocasião, o diretor técnico da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Wesley Passaglia, falou sobre as perspectivas de projetos para 2021. Segundo Wesley, alguns projetos serão implantados prioritariamente com as empresas públicas de ater. “As empresas públicas do Centro-Oeste já foram estartadas pela Anater para projetos com assentamentos. Esses projetos são iniciativa do Ministério da Agricultura, onde a Anater é um instrumento de execução junto a ater pública”. Além disso, Passaglia afirma que a ater pública é uma prioridade para a Anater. “É uma premissa da Anater dar prioridade aos projetos para empresas públicas de ater”, completa.

Para o secretário da agricultura familiar e cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fernando Schwanke (foto acima), as instituições públicas de ater possuem força política e colocou a SAF/MAPA à disposição da Asbraer e suas associadas. “A gente sabe da força política que as Emateres têm e isso vai ser muito importante para a aprovação do orçamento no final do ano. Tudo que pudermos fazer para ajudar nós faremos”. Schwanke informou, ainda, que entre fevereiro e março o MAPA pretende lançar um programa de produção de milho no nordeste. A ideia é tornar o nordeste uma grande região de produção de milho. A expectativa é produzir 8 milhões de toneladas de milho no nordeste.

Ademar Silva, presidente da Anater (foto acima), fez um balanço dos projetos executados junto a ater pública mostrando a eficiência das instituições estaduais de assistência técnica e extensão rural. “Dou os parabéns e dizendo do esforço das associadas, de cada Emater do Brasil. Fazendo uma rápida prestação de contas para mostrar o esforço, a eficiência e o trabalho que as Emateres estão tendo este ano, apesar de todas as dificuldades, em 2020 a Anater com as Emateres conseguiu executar R$ 26 milhões. Isso é uma conquista e o sucesso do trabalho de vocês”, afirmou Ademar.

Outros temas discutidos na assembleia foi o programa Ater Digital, onde a coordenadora do programa no MAPA, Sílvia Onoyama, tirou as dúvidas das associadas, o Crédito Fundiário, onde o Márcio Ribeiro da Silva, Chefe de Divisão da Coordenação Geral de Crédito Fundiário do MAPA, falou sobre a perspectiva para 2021.

Além disso, o diretor-presidente da CDRS/SP, José Luiz Fontes (foto acima), fez uma breve explanação sobre a reestruturação da Ater pública em São Paulo. Segundo Fontes, a CDRS volta a ter todas as competências ligadas a desenvolvimento sustentável centralizadas na instituição de forma a facilitar a vida do produtor assistido, assim como era em 2008.

Legenda: presidente da Emater-Ceará, Antonio Rodrigues de Amorim, em mais uma Assembleia da Asbraer.

Obs. Notícia de autoria de Assessora de Comunicação da Asbraer, jornalista Juliana Silva, transcrita pelo Assessor de Comunicação da Emater-Ceará, jornalista Antonio José de Oliveira.