Êxito: palavra adequada para a Webinar em homenagem ao Dia Nacional da Extensão Rural

1 de dezembro de 2020 - 17:02 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

Êxito é a palavra adequada para a Webinar, realizada, na manhã de terça-feira, 1º de dezembro de 2020, pela Asbraer, Anater e Emater-Minas Gerais, em comemoração ao DIA NACIONAL DA EXTENSÃO RURAL E DO EXTENSIONISTA, com antecipação, pois a data nacional transcorre, anualmente, em 6 de dezembro.

Autoridades, dirigentes e extensionistas das Emateres, dos 27 Estados do Brasil, que, com orgulho, lembraram, hoje, o 6 de dezembro, que se tornou a data nacional, consagrada ao Serviço Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural e, consequentemente, o Dia Nacional do Extensionista, após entrar em vigência o Projeto de Lei 2191/2007 do Deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG). A comemoração fez retroceder-se à segunda metade, da década de 40, quando foi criada, no dia 6 dezembro de 1948, em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, essa modalidade pioneira de serviço público gratuito, prestado aos produtores rurais.

Todos os oradores manifestaram-se, de forma positiva, a respeito da importância do funcionamento das Ateres, em todo o país, e parabenizaram a Emater-Minas Gerais, que está prestes a completar 72 anos desse serviço público. A data representa um marco para os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), vez que, em 6 de dezembro de 1948, ou seja, inaugurou-se o primeiro serviço de Ater com a denominação de Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR-MG). Saliente-se que, entre as décadas 50/60, a população rural representava 80% do total da população.

Legenda: Aline Louise, da Emater-Minas Gerais, foi a mestre de cerimônias da exitosa Webinar. Destacar, também, o trabalho profissional da assessora de Comunicação da Asbraer, jornalista Juliana Silva, que manteve contatos com dirigentes e assessores de comunicação das Emateres de todo o país.

Ainda a respeito do Dia Nacional da Extensão Rural, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), entidade que congrega as 27 Emateres do país, celebra, desde 2005, nesse período do ano, com suas associadas, o trabalho desenvolvido pelos serviços de assistência técnica e extensão rural, desempenhados, atualmente, por um quadro funcional, composto por mais de 20.000 profissionais, de várias áreas do conhecimento, lotados em mais de 4.500 escritórios regionais, locais e postos avançados em todo o território brasileiro.

PARTICIPAÇÃO DA EMATERCE

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), a exemplo de suas congêneres, participou com a apresentação de um vídeo, enviado pela assessoria de comunicação da empresa, mostrando às autoridades, aos dirigentes de empresas de Ater e aos extensionistas de todos os Estados brasileiros a produção de energia, com placas solares, para geração de energia fotovoltaica para irrigação.

A Ematerce, por meio do escritório de Juazeiro do Norte-CE, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), implantou, no sítio São Gonçalo, distrito de Marrocos, quatro projetos, para instalação de sistemas de geração de energia solar, em substituição à energia hídrica, usada na irrigação de plantios de diversas hortaliças, no município de Juazeiro do Norte-CE, como uma inovação tecnológica no campo.

Segundo o gerente da Ematerce, em Juazeiro do Norte-CE, Sérgio Linhares, a implantação do sistema solar de energia elétrica, através da instalação de placas fotovoltaicas, para alimentar os motores de irrigação, em pequenas propriedades rurais, é viável, visto o Fedaf oferecer uma linha de crédito, extremamente, subsidiada e com percentuais de abates, durante as amortizações das prestações.

O presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim (foto abaixo), em nome da diretoria executiva, além dos parabéns a todos os dirigentes e extensionistas das Emateres de todo o Brasil, elogiou, pelo chat da webinar, a iniciativa da Asbraer, Anater e Emater-Minas Gerais, pela celebração da importante e significativa data, um marco na Extensão Rural Brasileira. Para ele, a Ematerce, sucessora da extinta Ancar (Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural), busca a sustentabilidade do setor agropecuário cearense, mediante ações continuadas, capazes de gerar emprego, renda, qualidade de vida e sustentabilidade aos agricultores familiares, seu público-alvo.

Acrescentou Amorim ser da competência da Ematerce executar, respaldada nos princípios éticos e profissionais, com irrestrito apoio do governador Camilo Santana e do secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco de Assis Diniz, as políticas agrícolas, com a implementação dos programas e projetos dos Governos Estadual, Municipal, Federal e instituições afins. O presidente da Ematerce sempre afirma que o grande desafio da empresa é a gradual universalização da assistência técnica e extensão rural aos agricultores, sobretudo os de base familiar.